Antropologia e cultura brasileira - unidade 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos

LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO E RESPONDA A QUESTÃO PROPOSTA:
“Os outros, aqueles que são diferentes de nós e com os quais não nos identificamos, mas que julgamos a partir de nós mesmos, ou seja, o que não conhecemos porém classificamos, conceitos prévios de algo que não sabemos, a essência do preconceito (pré-conceito). Ao classificar algo que não conhecemos,utilizamos parâmetros exclusivamente nossos, assim, se chamamos alguém desconhecido de selvagem, de bárbaro, estamos na realidade falando de nós mesmos, pois o outro certamente não possui nada do que erroneamente imaginamos, estamos vendo-os pela primeira vez, daí talvez a origem dos conflitos culturais, pois sempre achamos que nós, nossa cultura, é a correta, a escolhida, a que foi abençoada porDeus.”. (BONETTI e RIBARIC, 2010).
A sociedade européia, ao classificar as outras culturas ao longo do processo histórico possui segundo COPANS (1971) a reação instintiva de classificá-los como exóticos. Esse traço é o que se chama em Antropologia de:
Resposta
Resposta Selecionada:
Etnocentrismo;
Resposta Correta:
Etnocentrismo;
Feedback da resposta:
Segundo COPANS, 1971:14) “Areacção instintiva do Ocidente face aos povos exóticos é o etnocentrismo que implícita ou mesmo explicitamente, ajuíza das sociedades “não européias” pelo modo europeu”.


Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos

Complete o espaço vazio com o nome do conceito a que se refere o texto abaixo:
“Uma das mais evidentes dificuldades encontradas na compreensão e definição da __________________ contemporâneatem origem na polissemia do conceito de Cultura, fato que reflete nas mais diferentes abordagens utilizadas para a definição de políticas institucionais de acautelamento, reconhecimento e promoção.” (BONETTI e RIBARIC, 2010)
Resposta
Resposta Selecionada:
diversidade cultural;
Resposta Correta:
diversidade cultural;
Feedback da resposta:
Poucos conceitos têm tantas definições quanto oconceito de cultura, daí a grande dificuldade de entendermos e convivermos com a imensa diversidade cultural. Como o conceito de cultura possui tantos usos e referem-se a muitos fenômenos, muitas vezes essas definições se contradizem, anulando-se mutuamente como conceito com algum valor explicativo.

Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos

Leia com atenção as definições abaixo e responda a questãoproposta:
. "tudo o que caracteriza uma população humana";
. "o conjunto de modos de ser, viver, pensar e falar de uma dada formação social";
. "todo conhecimento que uma sociedade tem de si mesma, sobre outras sociedades, sobre o meio material em que vive e sobre sua própria existência";
. as formas de expressão simbólica desse conhecimento através das idéias, da construção de objetos e daspráticas rituais e artísticas”;
. "conjunto de características distintas, espirituais e materiais, intelectuais e afetivas, que caracterizam uma sociedade ou um grupo social (...) engloba, além das artes e letras, os modos de viver, os direitos fundamentais dos seres humanos, os sistemas de valor, as tradições e as crenças"
Qual o nome do conceito que as afirmações acima definiram?
RespostaResposta Selecionada:
Cultura;
Resposta Correta:
Cultura;
Feedback da resposta:
Todas as definições acima tratam de cultura, sendo a última a última a referência da UNESCO (2001) para Patrimônio Cultural. São definições abrangentes que ao mesmo tempo dizem respeito a tudo e nada.


Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos

A qual tipo de definição de cultura o texto abaixo da UNESCO (1989) serefere?
“... o conjunto de criações que emanam de uma comunidade cultural fundadas na tradição, expressas por um grupo ou por indivíduos e que reconhecidamente respondem à expectativas da comunidade enquanto expressão de sua identidade cultural e social; as normas e os valores se transmitem oralmente, por imitação ou de outras maneiras. Suas formas compreendem, entre outras, a língua, a...
tracking img