Viajando com a poesia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO “VIAJANDO COM A POESIA”
VÂNIA LELES PINTO DA SLVA

JUSTIFICATIVA

O presente Projeto será desenvolvido na escola que leciono, a Escola Municipal “Professora Ceçota Diniz”, localizada àPraça Luiz Carvalho de Sena, 214, no bairro Bom Jesus, na cidade de Santa Luzia, em uma turma de 4º ano/09.
A turma 401 é composta por trinta e dois alunos, onze meninos e vinte e uma meninas, nafaixa etária de 09 a 10 anos de idade.
Em nível cognitivo 100% dos alunos apresentam os conhecimentos, atitudes, hábitos e habilidades adequados a sua faixa etária.
Apesar dos alunos serem muitoespertos e inteligentes, de terem acesso aos meios de comunicação e de demonstrarem interesse na aprendizagem, apresentam uma resistência em ler, interpretar, produzir textos, em expressar seus própriossentimentos e se sensibilizar com os problemas alheios.
Pensando em uma forma de despertar o prazer pela leitura e pela escrita, a criatividade, a sensibilidade destas crianças, opto por trabalharcom a poesia associada a diversas formas de arte, como a música, dança, desenho, pintura, etc., pois sei que assim agindo, posso favorecer o aflorar de emoções e sentimentos, a reflexão sobre avivência e a interpretação da realidade em meus alunos, de uma maneira lúdica e prazerosa.
Trabalhando com poesias será possível oferecer aos alunos momentos de emoção, descontração, descoberta e prazer,pois o poema é um gênero textual com características próprias que permite, através de sua linguagem polissêmica, o desenvolvimento da imaginação, do senso crítico, da expressão oral e escrita e dovocabulário.
Desenvolverei o Projeto por quatro meses, ou seja, dos meses de agosto a novembro neste ano de dois mil e oito. Contarei com a participação ativa dos alunos, da equipe escolar, dos pais e dacomunidade local.
Espero que no final do Projeto, os alunos sejam capazes de descobrir o valor das palavras, passando a redigir melhor e descobrindo sua própria capacidade em produzir poemas....
tracking img