Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO

O Estágio Básico Supervisionado II foi realizado na unidade do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social Jardim Valéria, situado na Rua A, no 41, no bairro Jardim Valéria em Vitória da Conquista – BA. Conhecido também como “Casa das Famílias”, é uma unidade pública da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, executada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, queatende as família expostas a algum tipo de desrespeito aos seus direitos, consistindo em um serviço de Proteção Social Básica estabelecido pelo Sistema Único da Assistência Social – SUAS. A unidade é composta no seu espaço físico por um auditório, área externa, nas quais são executadas normalmente as atividades do PROJOVEM, recepção, onde informações a respeito dos serviços oferecidos são prestadas ea triagem e agendamentos são realizados, uma cozinha, uma sala onde se dá o acolhimento e cadastramentos das famílias realizado pelo Assistente Social e Psicóloga, sala para reuniões administrativas, sala das oficinas, sala para futura brinquedoteca e banheiro. Compõe à equipe técnica no turno matutino a coordenadora Karine Barbosa, o assistente social Aldenir, a psicóloga Rosely, a recepcionistaSolange, um porteiro, um motorista, uma educadora social, uma profissional responsável pela limpeza e outra pela cozinha. O estágio ocorreu no período de 28 de março de 2012 à 29 de maio de 2012, com prevalência às quartas-feiras, no turno matutino e realizando atividades como: observação de acolhimentos e cadastramentos, atividades do PROJOVEM, visitas e acompanhamento do Grupo de Famílias.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Faz-se necessário inicialmente, compreender a definição dada ao CRAS – Centro de Referência e qual o papel que assume no sistema em que se encontra inserido, sendo que os mesmos podem ser encontrados nas Orientações Técnicas: Centro de Referência de Assistência Social, da seguinte forma:
O Centro de Referência da Assistência social (CRAS) é a unidade básica de atendimentoe promoção de ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É referência para o desenvolvimento de todos os serviços socioassistenciais de proteção básica no seu território de abrangência. Esses serviços devem ser ofertados diretamente no CRAS, desde que disponha de espaço físico e equipe compatível... é responsável pela oferta de serviços ás famílias e grupos, atuando na prevenção e riscose no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, e de ampliação do acesso aos direitos de cidadania. (Orientações Técnicas: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS/ Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, p. 9, 2009).

Esta definição foi construída, a partir de dois eixos que estruturaram o SUAS – Sistema Único de Assistência Social e são eles: amatricialidade sociofamiliar e a territorialização.
A matricialidade sociofamiliar se refere à centralidade da família como núcleo social fundamental para a efetividade de todas as ações e serviços da política de assistência social. A família, segundo a PNAS, é o conjunto de pessoas unidas por laços consanguíneos, afetivos e ou de solidariedade, cuja sobrevivência e reprodução social pressupõem obrigaçõesrecíprocas e o compartilhamento de renda e ou dependência econômica... Essa centralidade deve-se ao reconhecimento, pela política de assistência social, da responsabilidade estatal de proteção social às famílias, apreendida como “núcleo social básico de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social” e “espaço privilegiado e insubstituível de proteção e socialização primárias”dos indivíduos. (Orientações Técnicas: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS/ Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, p. 12, 2009).

Já “a territorialização refere à centralidade do território como fator determinante para a compreensão das situações de vulnerabilidade e risco sociais, bem como para seu enfrentamento” (Orientações Técnicas: Centro de Referência de...
tracking img