Aprenda matematica brincando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Nove de Julho

Trabalho da disciplina de Saberes e Metodologia do Ensino em Matemática

Projeto: Como Fui e Como Sou?
(Grandezas e Medidas)

Alunas: Alessandra Dias de Araújo
Ivy Ariel Gomes Antonio
Juliana Peporini Campos de Almeida
Patrícia Hokama Kuaye Tengan
Professora: Tathiana Francelino Guedes Pineda

19 de novembro de 2012.

Para iniciar o projeto, vamosdefinir o que são grandezas e medidas e qual a sua utilização, depois como elas serão trabalhadas no projeto acima citado.

GRANDEZA: Atributo de um fenômeno, corpo ou substância que pode ser qualitativamente distinguido e quantitativamente determinado. Exemplos: a altura de uma pessoa é um dos atributos desse corpo, definido pela grandeza comprimento, que é qualitativamente distinto de outrosatributos (diferente de massa, por exemplo) e quantitativamente determinável (pode ser expresso por um número).

MEDIDAS: medir é comparar grandezas da mesma natureza (tamanhos, pesos, volumes, temperaturas, distâncias, etc.). A ação de medir inclui a observação e a comparação sensorial e perceptiva entre os objetos, para assim quantificar a grandeza a ser medida.

UNIDADE DE MEDIDA: as unidadesde medidas são os padrões convencionais utilizados para medir (metro, quilos, litros, horas, minutos, etc.) que são medidos com instrumentos convencionais como a balança, o metro, a fita métrica, a régua, etc. Há também as unidades de medidas não convencionais como (passos, barbantes, etc.).

A criança faz uso das grandezas e medidas, desde bem pequena, quando ela começa a perceber que elaé do mesmo tamanho, maior ou menor que outra criança, quando percebe que objetos diferentes, ou o mesmo objeto podem ter tamanhos variados, quando percebe que ela tem determinadas horas para a realização de alguma atividade (como hora de ir à escola, por exemplo), e quando percebe o peso das coisas.

Segundo o novo Programa de Matemática do Ensino Básico (2007), os alunos devem "compreender asgrandezas dinheiro, comprimento, área, massa, capacidade, volume e tempo; compreender o que é a unidade de medida e o processo de medir; ser capazes de realizar estimativas e medições, e de relacionar diferentes unidades de medida; ser capazes de resolver problemas, raciocinar e comunicar no âmbito deste tema".

Trabalhar com projetos ajudam a criança a interpretar melhor o que será trabalhado,já que ela é a peça fundamental no desenvolvimento deste. Para a Educação Infantil, é interessante começar a desenvolver as noções de grandezas e medidas utilizando o próprio corpo, por isto do desenvolvimento desse projeto.

a) Objetivos:
Fazer a criança perceber-se como sujeito, trabalhando sua altura e peso, bem como sua altura e peso em relação a outras crianças. A atividade também ampliao vocabulário, cria vínculos entre as crianças, estreita os laços com as pessoas da família. Além de construir na criança noções iniciais de grandezas e medidas.

b) Tempo de duração:
7 horas / aulas.

c) Faixa etária:
Atividade realizada com crianças de quatro anos.

d) Espaço de realização:
A atividade será realizada na sala de aula e no pátio da escola.

e) Materiais necessários:Rádio, papel pardo ou papelão, cartolina, lápis, canetinha, tesoura, sacos de arroz ou açúcar de 5 kg e sacos de feijão, açúcar, sal, farinha de 1 kg e uma balança.

f) Atividade (Desenvolvimento)
1º passo:
Apresentar para as crianças a música Saiba de Arnaldo Antunes interpretada por Adriana Calcanhoto e trabalhar com elas a letra da música. Perguntar o que entenderam da música, o quesabem de quando eram bebê, se sabem que já ficaram dentro da barriga, será que sabem que todas as pessoas já foram bebê. No momento da conversa, outras perguntas poderão surgir.

Saiba!
“Todo mundo foi neném
Einstein, Freud e Platão, também
Hitler, Bush e Saddam Hussein
Quem tem grana e quem não tem...

Saiba!
Todo mundo teve infância
Maomé já foi criança
Arquimedes, Buda, Galileu
E...
tracking img