Vendas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING DE RELACIONAMENTO: ONDE ENTRA A VENDA PESSOAL

Para se ter sucesso no competitivo mercado atual, homens e mulheres de negócios compreendem que, em primeiro ligar, precisam identificar as necessidades e os desejos das pessoas e, depois, fabricar produtos ou criar serviços para satisfazer tais necessidades e desejos. Uma empresa, seja ela a Ford ou um pequeno varejista, existe paracriar produtos e serviços que atendam os desejos de seus clientes. No competitivo mundo dos negócios de hoje, o sucesso de produtos e serviços é determinado pelos consumidores que os compram. Produtos e serviços que não satisfaçam os consumidores são obrigados a sair do mercado, uma vez que não são comprados. O que uma empresa faz a economia de um país? Em termos básicos, as empresas têm duas funçõesprincipais: produção de bens ou criação de serviços e fazer o marketing desses bens e serviços.
Se você perguntar ao público em geral o que significa o termo marketing, muitos dirão que significa vendas. Vender, por sua vez, geralmente implica propaganda e venda pessoal ao público. No entanto, o ato de vender é apenas uma parte das atividades de marketing da empresa.


Definição de MarketingExistem diversas definições do termo marketing. Conforme a Associação Americana de Marketing:
Define-se marketing como o processo de se planejar e executar a concepção, o preço, a promoção e a distribuição de bens, serviços e idéias para se criar trocas que atendam objetivos individuais e organizacionais.
Essa definição de marketing é a mais amplamente aceita por educadores e profissionais demarketing. Ela indica que o marketing vai além da propaganda ou da venda pessoal. O marketing envolve um conjunto diversificado de atividades direcionadas a ampla gama de bens, serviços e idéias. Tais atividades envolvem o desenvolvimento, a determinação de preço, a promoção e a distribuição de bens e serviços que atendam os desejos de consumidores e usuários industriais. Portanto, as atividades demarketing são importantíssimas tanto para as empresas individualmente como para a economia como um todo.

O marketing não se limita a negócios
O marketing não está limitado a negócios. Sempre que você tenta persuadir alguém a fazer algo – a exemplo de realizar uma doação para o Exercito de Salvação, de colocar o cinto de segurança, de abaixar o som durante o horário de estudo no quarto darepública, de votar em seu candidato, de aceitar sair com você (ou mesmo casar com você) – você está engajado numa atividade de marketing. As chamadas organizações sem fins lucrativos, que são realmente atuantes no mundo dos negócios, mas que não se vêem como empresas, também praticam marketing. Seu produto pode ser um local de férias que elas querem que você visite, como, por exemplo, a Flórida; umacausa social ou uma idéia que elas queiram que você apóie, como: “se beber, não dirija!”, ou uma instituição que elas queiram que você freqüente, como uma igreja, uma escola ou um jardim zoológico. Qualquer que seja o produto, a organização está engajada em marketing.


Troca e transações
A definição de marketing indica que as pessoas têm necessidades e desejos e que podem atribuir um valor aoproduto. Quando essas pessoas decidem satisfazer seus desejos e necessidades por meio da troca, o marketing está presente. Troca é o conceito definidor que está por trás do marketing. A troca refere-se ao ato de obter de alguém um produto desejado mediante a oferta de algo em permuta.
A troca ocorre entre duas partes. E quando acontece uma troca, ocorre uma transação, uma vez que as transaçõessão a unidade básica da troca. A transação é o comércio de valores entre duas partes; ela cria um relacionamento entre comprador e vendedor. Uma vez realizada a transação, consuma-se a troca. E a venda está feita, quer ela envolva a compra de um aparelho de som ou o voto em um candidato político.

EVOLUÇÃO DA ORIENTAÇÃO PARA O CLIENTE
O mundo dos negócios passou por muitas mudanças de...
tracking img