Varicela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Varicela
Popularmente conhecida como catapora, seu agente etiológico é um vírus de RNA, o Varicela Zoster que tem por reservatório o homem. É uma doença comum da infância já que só pode seradquirida uma única vez. Em crianças é benigna, sem maiores complicações, já em adultos as manifestações clínicas podem ser mais graves.
A transmissão da varicela é feita pessoa-pessoa pelo contato diretoou indireto com pessoas ou objetos infectados. Após a infecção, há um período de incubação de 15 dias até o aparecimento dos primeiros sintomas e a doença pode ser disseminada até 5 dias depois daerupção das vesículas. Todas as pessoas são suscetíveis, porém a infecção confere imunidade permanente.
Os primeiros sintomas após a infecção são o aparecimento das vesículas em crianças e em adultosfebre, cefaleia, anorexia e vômito.
A varicela pode ser confundida com algumas doenças que também apresentam as bolhas, por isso em alguns casos, é necessário um diagnóstico diferencial. Usualmentenão são feitos testes laboratoriais.
Normalmente a doença é de cura espontânea, assim o tratamento torna-se apenas sintomático, utilizando-se permanganato de potássio diluído em banhos paramelhorar a coceira. Em casos mais graves, como em adultos infectados e crianças imunocomprometidas, de forma específica usam-se antivirais como o Aciclovir.
A varicela é uma doença que não requernotificação compulsória ,apesar de que surtos devem ser notificados e registrados no Sinan.
Os Objetivos da vigilância epidemiológica são conhecer os padrões de ocorrência da doença, detectar surtos em suafase inicial, fazer isolamento dos casos e bloqueio dos contatos, visando impedir a disseminação da doença e monitorar a intensidade da circulação viral e fatores associados à gravidade e óbito, quepossam, inclusive, reorientar as recomendações de vacinação atuais.
Medidas simples de prevenção e controle podem ser tomadas como lavar as mãos ao entrar em contato com as lesões, isolar pacientes...
tracking img