Varejo e visual merchandising

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VAREJO
Varejo é o termo usado para caracterizar as atividades de venda de produtos destinados aos consumidores finais, independente de como ou onde o produto é vendido. Qualquer organização que venda pequenos lotes de produtos é considerada varejista.
Diferente do atacado há uma preocupação da parte dos varejistas com as promoções, o público alvo, propaganda, ambiente da loja, apresentação,estratégia de venda, atendimento, preço e localização. Essas decisões de marketing são de extrema importância para o comércio de varejo.
Para começar, é preciso definir o tipo de comércio varejista que se pretende abrir. São vários os tipos de varejo existentes, sendo eles:
* Supermercados e hipermercados – Apesar de caracterizar-se por atender as necessidades de alimentação, higiene elimpeza da casa, os super e hipermercados possuem uma imensa variedade de produtos. Além dos produtos básicos, encontramos hoje também eletroeletrônicos, perfumaria, papelaria, vestuário e até serviços bancários, tudo para facilitar a vida e dar comodidade ao consumidor.

* Loja de especialidade – São lojas que possuem uma linha especifica de produtos ou produtos semelhantes, como perfumarias,joalherias, lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, etc.

* Loja de departamento – São lojas que vendem acessórios femininos, masculinos e/ou infantil, acessórios pra casa, entre outros diversos produtos.

* Lojas de conveniência – São lojas relativamente pequenas, e estão presentes perto de residências ou em postos de gasolina. Possuem uma linha limitada de produtos, lanches eguloseimas. Ficam abertas por um horário prolongado durante todos os dias.

* Cooperativas – São o agrupamento de vários lojistas independentes. Cada lojista opera seu negocio, mas algumas decisões como compras, promoções e etc, são tomadas em grupos.

* Lojas de desconto – Possuem mercadorias variadas com preços reduzidos.

* Varejo não-lojista – São as várias formas de vender suasmercadorias direto ao consumidor. Através do telemarketing, a venda porta a porta, a compra pela TV e a internet.
O próximo passo é definir o público alvo. Qualquer outra decisão é baseada nesta primeira; a decoração da loja, os produtos, os preços, a propaganda, os serviços. Para decidir que produtos vender, o varejista deve analisar as expectativas de compra do seu público alvo. Deve-sepensar na quantidade e na qualidade.
Outra questão é o tipo de serviço que a loja oferece para o cliente; pedidos por telefone e/ou internet, despacho e entrega, devolução, instalação, estacionamento, restaurante, banheiro. A lista é longa, e se acrescentada ao layout da loja, isto é, o seu ambiente (decoração da loja e da vitrine) alcança-se fatores que diferenciam e que atraem.
A localizaçãoda loja é outro ponto de grande importância no varejo. Deve-se levar em consideração o movimento de pessoas e seus hábitos de compra, o aluguel e a concorrência. Com o intuito de atrair o público alvo, também deve-se trabalhar na divulgação da loja. A comunicação fortalece a imagem que o varejista quer passar. São os panfletos, anúncios, propaganda, liquidação, desconto, cartão de fidelidade, entreoutros, os chamarizes do varejo.
Por último, o preço é estabelecido de acordo com o público alvo, os produtos, o serviço e a localização. Normalmente os varejistas realizam suas vendas através de preço baixo com um giro maior de produtos, ou preço alto com um giro menor de produtos. Para ajudar neste quesito, a lojas realizam liquidações somente de alguns produtos, liquidações sazonais, ouconstantes liquidações em toda a loja; depende do público que quer alcançar. É preciso pensar em estratégias que aumentem as vendas, diferencie a loja e a torne inesquecível.
O comércio varejista é muito importante, pois gera um grande numero de empregos, suas vendas movimentam o mercado e ainda facilitam a vida dos consumidores, que tem cada vez menos tempo livre.

TENDÊNCIAS NO...
tracking img