Visual merchandisign

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Visual Merchandising de Loja de Varejo de Moda 1 Análise da Loja Colcci

Roberta Del- Vechio de Oliveira e Silva 2 Viviane Selhorst Pinheiro 3

RESUMO

Este artigo é resultado de um estudo sobre o conceito, uso e importância do Visual Merchandising em lojas de Varejo de Moda. Faz-se uma abordagem sobre os vários elementos que compõem o Visual Merchandising no sentido de apresentar suaimportância ao se compor uma loja deste segmento. Foram utilizadas como exemplos para análise de Visual Merchandising, fotos da loja de Varejo de Moda Colcci. Os elementos analisados e demonstrados durante o artigo revelam a importância do Visual Merchandising como forma de comunicação direta com seu público-alvo, auxílio na criação de identidade visual, de conceito de marca, gerando vendas eajudando a tornar marcas fortes em um segmento tão competitivo. Palavras-chave: Marketing; Visual Merchandising; Comunicação.

1 INTRODUÇÃO Com a crescente dificuldade de se criar uma diferenciação a partir de localização, mercadorias, preços ou promoções, uma loja em si tem se destacado como oportunidade para criar esta diferenciação através do Visual Merchandising. Esta técnica de trabalhar oambiente no ponto de venda, auxilia na criação de identidade e no conceito de marca.

Pensar somente na comunicação através de meios de massa sem levar em consideração o que o ponto de venda está comunicando a seus clientes, pode ser um grande desperdício de dinheiro e um erro no qual a loja pode vir a não resistir.

1 2

Trabalho apresentado à Sessão de Temas Livres do XXIX Congresso Brasileiro deCiências da Comunicação. Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pela FURB – Universidade Regional de Blumenau SC, Especialista em Moda pela UNERJ - Centro Universitário de Jaraguá do Sul - SC, Mestre em Educação pela FURB. Coordenadora do Curso de Comunicação Social da UNIASSELVI. Professora Responsável pelo Projeto Experimental e Trabalho de Graduação do Cursode Publicidade e Propaganda da UNIASSELVI. Coordenadora do NACOM – Núcleo de Apoio à Comunicação da UNIASSELVI. Professora das disciplinas Teoria da Comunicação e Comunicação, Publicidade e Propaganda. E-mail: roberta.professor@uniasselvi.com.br. 3 Graduanda em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pela UNIASSELVI – Centro Universitário Leonardo da Vinci –SC.

2 Por isso,este artigo apresenta através de pesquisa bibliográfica, os vários elementos que compõem o Visual Merchandising e a importância de cada um desses elementos que, somados, tornam o Visual Merchandising uma poderosa ferramenta de comunicação.

2 MODA A palavra moda vem do latim modes, significa modo, maneira. Em inglês, moda é fashion, derivada da palavra francesa façon, que também quer dizer modo,maneira. (PALOMINO, 2002). Segundo Palomino (2002, p. 14),
A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas do dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Você pode enxergar a moda naquilo que escolhe de manhã para vestir, no look de um punk , de um skatista e de um pop star, nas passarelas do Brasil e do mundo, nas revistas e atémesmo no terno que veste um político ou no vestido de sua avó.

O Varejo de Moda deve refletir também a maneira, a identidade com que uma marca quer ser reconhecida no mercado.

3 VAREJO

Há várias definições para Varejo. Segundo Kotler (2000, p. 540) “O varejo inclui todas as atividades relativas à venda de produtos ou serviços diretamente aos consumidores finais, para uso pessoal e nãocomercial”. Já a American Marketing Association (citado por COBRA, 1997, p. 335), define varejista como “uma unidade de negócios que compra mercadorias de fabricantes, atacadistas e outros distribuidores e vende diretamente a consumidores finais e eventualmente, a outros consumidores”.

Kotler (2000, p. 540) ainda afirma que “Qualquer organização que venda para consumidores finais – seja ele um...
tracking img