Vamos resolver questoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caracterização dos Principais Tecidos Vegetais

A anatomia e morfologia de uma planta, tal como de qualquer outro organismo, dependem das características das suas células constituintes. É sabido que todas as células da planta se formam, por mitose, do zigoto, no entanto, a partir de certa altura o crescimento vegetal está restrito a localizações específicas – meristemas.
TECIDOS DE FORMAÇÃOOU MERISTEMAS
As células que formam os tecidos meristemáticos caracterizam-se por apresentarem núcleos grandes, organitos pouco desenvolvidos, vacúolos pouco desenvolvidos ou inexistentes e paredes celulares finas.
Estas células mantêm a capacidade de divisão, sofrendo mitoses mais ou menos contínuas, de modo a originar os tecidos definitivos da planta. Os meristemas podem ser classificados deacordo com diversos critérios, nomeadamente localização e origem.
Quanto à localização, os meristemas podem ser:
MERISTEMAS APICAIS
Localizados no ápice caulinar e radicular, onde causam o alongamento da planta;
MERISTEMAS LATERAIS
Localizados em anel ao longo da raiz e do caule, causando o engrossamento da planta;
MERISTEMAS INTERCALARES
Ao contrário dos restantes, são meristemastemporários, originando a formação de novos ramos e folhas.
Quanto à sua origem, os meristemas podem ser:
MERISTEMAS PRIMÁRIOS
Com origem em células embrionárias, são responsáveis pelo alongamento da raiz e do caule, bem como pela formação dos tecidos definitivos primários.
Existem três meristemas primários:
PROTODERME
Forma uma camada contínua de células em volta dos ápices caulinar e radicular, sendoresponsável pela formação dos tecidos dérmicos ou de revestimento primários
MERISTEMA FUNDAMENTAL
Envolve o procâmbio por dentro e por fora, originando os tecidos primários de enchimento ou fundamentais
PROCÂMBIO
Localizado no interior dos ápices caulinares e radiculares, em anel, origina os tecidos condutores primários.
MERISTEMAS SECUNDÁRIOS
Com origem em células já diferenciadas quereadquirem secundariamente a capacidade de divisão, são responsáveis pelo engrossamento das estruturas e pela formação dos tecidos definitivos secundários.
Existem apenas dois meristemas secundários:
CÂMBIO VASCULAR
Com origem em células do procâmbio ou em células parenquimatosas dos raios medulares, localiza-se no cilindro central, exteriormente ao xilema primário e interiormente ao floemaprimário. Em corte transversal as suas células parecem pequenos quadrados, mas em corte longitudinal pode perceber-se que existem dois tipos de célula, uma longa e fusiforme que origina as células vasculares e uma curta que origina os raios medulares.
CÂMBIO SUBEROFELOGÉNICO
Com origem em células do córtex, epiderme ou mesmo do floema, localiza-se na zona cortical, geralmente logo abaixo da epiderme. Assuas células apresentam um corte transversal retangular e forma para o exterior súber e para o interior feloderme. Ao conjunto, súber, câmbio suberofelogénico e feloderme, chamam-se periderme.

OS TECIDOS VEGETAIS ADULTOS OU PERMANENTES
As células dos meristemas, quando param de se dividir, passam por um processo de diferenciação, especialização, transformando-se em células de tecidospermanentes ou adultos.
Os Tecidos permanentes são classificados de acordo com sua função:
1. PREENCHIMENTO OU ELABORAÇÃO: OS PARÊNQUIMAS.
1.1. Clorofílico ou clorênquima ou parênquima assimilador. Suas células possuem cloroplastos e sua função é produzir, através da fotossíntese, os alimentos do vegetal.
1.2. De reserva é o parênquima onde leucoplastos acumulam substâncias necessárias à suasobrevivência futura. Geralmente não apresenta clorofila e sua cor depende das substâncias que acumula. Como a substância de reserva mais comum nos vegetais é o amido, é também chamado de parênquima amilífero.
1.3. Aqüífero é o parênquima cujas células possuem grandes vacúolos onde as plantas xerófitas, adaptadas para sobreviver em regiões muito secas, acumulam a água necessária para sobreviver aos...
tracking img