Usando o controle operacional para maximizar lucros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Para a construção do primeiro capítulo, usou-se 03 (três) obras, a fim de compararmos todas as teorias administrativas existentes, são elas:

1) Teoria Geral da Administração - Gerenciando Organizações, de Bernardes e Marcondes (2003), onde se buscou informações sobre as teorias administrativas formuladas nos primeiros dias da administração institucionalizada até a confecção dessetrabalho, suas contribuições para as organizações e para a sociedade, e como elas influenciam as culturas organizacionais através dos administradores e seus modos de operação e a relevância de manter um controle efetivo das funções operacionais de vender, produzir, comprar, movimentar pessoas e movimentar dinheiro, características em todas as organizações sejam voltadas ao lucro ou não, onde sãoencontradas a maioria das fraudes. Onde lemos:

”Controlar é uma função do administrador, em prosseguimento à de coordenar pessoas, pois se ele as influenciou para se comportarem a fim de atingirem as metas, é preciso verificar se estas foram alcançadas e, em caso contrário, dar novas instruções. Trata-se de assunto complexo, objeto de livros inteiros, motivo pelo qual nos limitaremos a examiná-loapenas nos cinco aspectos principais.” (2003, p.127).

Estas cinco funções serão vistas mais a frente.
O autor trata dos níveis operacionais dos controles, onde são evitadas as maiores perdas, fazendo uma empresa mais saudável. Também discorre sobre como as teorias precisam estar em sintonia com a prática a fim de se conseguir bons resultados em todos os níveis organizacionais.

2) Administração,Teoria, Processo e Prática, Chiavenato (2007), que nos conceitua que o administrador pode ser um supervisor, gerente, diretor ou presidente de uma empresa. Em cada nível hierárquico ele assume determinadas responsabilidades e suas atividades são necessariamente diferentes – não em termos de natureza, mas de intensidade. Enquanto o supervisor trabalha no nível operacional e da conta do cotidiano edas rotinas e procedimentos de trabalho, o gerente trabalha no nível intermediário ou tático e da conta da articulação interna da empresa, dos recursos básicos e das competências funcionais e o diretor cuida da gestão estratégica do negócio. O presidente assume a totalidade do empreendimento, visualizando o ambiente externo e a adequação do negócio às oportunidades que surgem. No fundo, oadministrador colocado em cada uma dessas posições tem uma responsabilidade diferente, mas suas atividades levam a um foco único e principal: proporcionar resultados.

Chiavenato nos esclarece que o controle propicia a mensuração e a avaliação dos resultados da ação empresarial e nenhum plano está completamente acabado até que se tenham elaborado os meios para avaliar seus resultados e consequências.
Traztambém a variedade de significados da palavra controle: conferir ou verificar, regular, comparar com um padrão, dirigir ou comandar, frear ou cercear.
Ainda segundo Chiavenato (2007), a administração costuma criar mecanismos para controlar todos os aspectos possíveis das operações de uma organização. Os controles podem ser usados para:
- Padronizar o desempenho: por meio de inspeções, supervisão,procedimentos escritos ou programas de produção.
- Proteger os bens organizacionais: os desperdícios, roubos e abusos, por meio de exigência de registros escritos, procedimentos de auditoria e divisão de responsabilidades.
- Padronizar a qualidade de produtos e serviços: oferecidos pela empresa, por meio de treinamento de pessoal, inspeções, controle estatístico de qualidade e sistemas deincentivo.
- Limitar a quantidade de autoridade: que está sendo exercida pelas várias posições ou pelos níveis organizacionais, por meio de descrição de cargos, diretrizes e políticas, regras e regulamentos e sistemas de controle.
- Medir e dirigir o desempenho das pessoas: por meio de sistemas de avaliação do desempenho do pessoal, supervisão direta, vigilância e registros, incluindo informações sobre...
tracking img