Curso de pesquisa operacional

Páginas: 25 (6153 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2012
Pesquisa Operacional
(Programação Linear) EPR05 – Pesquisa Operacional II
Prof. José Arnaldo Barra Montevechi

Escola Federal de Engenharia de Itajubá 2000

Curso de Pesquisa Operacional

2

1 - PESQUISA OPERACIONAL: HISTÓRIA E CONCEITOS
1.1 Introdução
O objetivo do curso é apresentar alguns MÉTODOS MATEMÁTICOS essenciais à Pesquisa Operacional (PO). Este capítulo pretende dar aorigem e as idéias fundamentais da PO. Infelizmente, um curso introdutório de PO não pode responder completamente as perguntas:

a) O que deve (o aluno) aprender sobre PO se pretende ser um economista (dirigente, gerente, administrador) mais que um especialista? b) O que deve (o aluno) aprender sobre PO tendo em vista que deseja aplicá-la a problemas reais?

No contexto destas duas perguntas oobjetivo principal do curso é:

1) Introduzir as idéias mais importantes em PO, as quais são fundamentais e permanentes. 2) Dar o curso em nível que o aluno possa entender e apreciar a força e as limitações inerentes a PO. 3) Preparar e motivar futuros especialistas em PO. 4) Apresentar e aplicar alguns métodos de PO (METODOLOGIA).

1.2 Notas Históricas
Desde o advento da primeira revoluçãoindustrial o mundo tem apresentado um notável desenvolvimento e crescimento em tamanho e complexidade de suas organizações. Os caminhos da PO podem ser traçados a muitas décadas atrás, quando foi aplicada a administração cientifica às organizações. Como a tendência natural é aumentar a complexidade e a especialização das organizações, torna-se mais e mais difícil alocar seus recursos disponíveis pelassuas várias atividades de maneira a obter a melhor eficiência para a organização. Entretanto, o termo PO é geralmente atribuído aos serviços militares durante a Segunda Grande Guerra Mundial (1939). Os dirigentes militares chamaram equipes de cientistas para estudar problemas estratégicos e táticos associados com a defesa aérea e terrestre do país. Seu objetivo era determinar a melhor utilizaçãoefetiva dos recursos militares limitados.

Curso de Pesquisa Operacional

3

l .3 conceitos
Conceito 1: PO é a aplicação do método científico, por equipes interdisciplinares, a problemas que dizem respeito ao controle de sistemas organizados (homem-máquina) com a finalidade de obter as soluções que melhor satisfazem aos objetivos da organização, como UM TODO.

Conceito 2: A PO se esforçaao máximo para compensar a incerteza, mas não a pode eliminar. (Pois é importante assinalar que como estão implicados fatores humanos e máquinas, é fornecida uma estimativa da incerteza no resultado previsto e nos valores, nas eficiências e nos custos da ação proposta).

Conceito 3: A PO firmou-se como uma atividade que pode colocar a serviço da gerência - e realmente o faz - novas atitudes,novos conceitos e novas técnicas; ajudando-a a resolver problemas complexos e tomar decisões importantes.

ESTRATÉGIA - significa o dispositivo básico de recursos disponíveis ao dirigente. TÁTICA - exprime a maneira de utilizar os recursos confiados a uma atividade determinada. TECNOLOGIA - é o termo que se aplica às coisas físicas envolvidas na transformação de "INPUTS" em "OUTPUTS" da atividade.ORGANIZAÇÃO - quer dizer virtualmente qualquer complexo identificável de homens e máquinas trabalhando no sentido de um objetivo determinado, quer o complexo seja militar ou civil, industrial ou comercial, governamental ou privado.

Conceito 4: PO é a aplicação de análises quantitativas dos problemas gerenciais. O objetivo da análise é encontrar as melhores soluções dos problemas, isto é,escolher as boas decisões.

Conceito 5: Pesquisa Operacional é a preparação científica das decisões, visando a modificação do binômio "Experiência - Intuição" pela "Informação - Racionalidade".

Conceito 6: A PO é o conjunto de métodos que depois de haver analisado, recorrendo as diversas disciplinas cientificas envolvidas, as relações que unem os fatores de ordem técnica ou psicológica que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO PESQUISA OPERACIONAL PESQUISA OPERACIONAL
  • pesquisa operacional
  • Pesquisa Operacional
  • pesquisa operacional
  • Pesquisa Operacional
  • Pesquisa operacional
  • Pesquisa operacional
  • Pesquisa operacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!