Curso de pesquisa operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa Operacional
(Programação Linear) EPR05 – Pesquisa Operacional II
Prof. José Arnaldo Barra Montevechi

Escola Federal de Engenharia de Itajubá 2000

Curso de Pesquisa Operacional

2

1 - PESQUISA OPERACIONAL: HISTÓRIA E CONCEITOS
1.1 Introdução
O objetivo do curso é apresentar alguns MÉTODOS MATEMÁTICOS essenciais à Pesquisa Operacional (PO). Este capítulo pretende dar aorigem e as idéias fundamentais da PO. Infelizmente, um curso introdutório de PO não pode responder completamente as perguntas:

a) O que deve (o aluno) aprender sobre PO se pretende ser um economista (dirigente, gerente, administrador) mais que um especialista? b) O que deve (o aluno) aprender sobre PO tendo em vista que deseja aplicá-la a problemas reais?

No contexto destas duas perguntas oobjetivo principal do curso é:

1) Introduzir as idéias mais importantes em PO, as quais são fundamentais e permanentes. 2) Dar o curso em nível que o aluno possa entender e apreciar a força e as limitações inerentes a PO. 3) Preparar e motivar futuros especialistas em PO. 4) Apresentar e aplicar alguns métodos de PO (METODOLOGIA).

1.2 Notas Históricas
Desde o advento da primeira revoluçãoindustrial o mundo tem apresentado um notável desenvolvimento e crescimento em tamanho e complexidade de suas organizações. Os caminhos da PO podem ser traçados a muitas décadas atrás, quando foi aplicada a administração cientifica às organizações. Como a tendência natural é aumentar a complexidade e a especialização das organizações, torna-se mais e mais difícil alocar seus recursos disponíveis pelassuas várias atividades de maneira a obter a melhor eficiência para a organização. Entretanto, o termo PO é geralmente atribuído aos serviços militares durante a Segunda Grande Guerra Mundial (1939). Os dirigentes militares chamaram equipes de cientistas para estudar problemas estratégicos e táticos associados com a defesa aérea e terrestre do país. Seu objetivo era determinar a melhor utilizaçãoefetiva dos recursos militares limitados.

Curso de Pesquisa Operacional

3

l .3 conceitos
Conceito 1: PO é a aplicação do método científico, por equipes interdisciplinares, a problemas que dizem respeito ao controle de sistemas organizados (homem-máquina) com a finalidade de obter as soluções que melhor satisfazem aos objetivos da organização, como UM TODO.

Conceito 2: A PO se esforçaao máximo para compensar a incerteza, mas não a pode eliminar. (Pois é importante assinalar que como estão implicados fatores humanos e máquinas, é fornecida uma estimativa da incerteza no resultado previsto e nos valores, nas eficiências e nos custos da ação proposta).

Conceito 3: A PO firmou-se como uma atividade que pode colocar a serviço da gerência - e realmente o faz - novas atitudes,novos conceitos e novas técnicas; ajudando-a a resolver problemas complexos e tomar decisões importantes.

ESTRATÉGIA - significa o dispositivo básico de recursos disponíveis ao dirigente. TÁTICA - exprime a maneira de utilizar os recursos confiados a uma atividade determinada. TECNOLOGIA - é o termo que se aplica às coisas físicas envolvidas na transformação de "INPUTS" em "OUTPUTS" da atividade.ORGANIZAÇÃO - quer dizer virtualmente qualquer complexo identificável de homens e máquinas trabalhando no sentido de um objetivo determinado, quer o complexo seja militar ou civil, industrial ou comercial, governamental ou privado.

Conceito 4: PO é a aplicação de análises quantitativas dos problemas gerenciais. O objetivo da análise é encontrar as melhores soluções dos problemas, isto é,escolher as boas decisões.

Conceito 5: Pesquisa Operacional é a preparação científica das decisões, visando a modificação do binômio "Experiência - Intuição" pela "Informação - Racionalidade".

Conceito 6: A PO é o conjunto de métodos que depois de haver analisado, recorrendo as diversas disciplinas cientificas envolvidas, as relações que unem os fatores de ordem técnica ou psicológica que...
tracking img