Unesco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo um maior entendimento, pelos acadêmicos de Direito, a respeito da organização internacional denominada UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
No decorrer do texto, o leitor terá um maior entendimento sobre a denominação da organização, bem como suas principais prioridades junto aos países em que se encontraestruturada.
Os aspectos históricos desde 1946, quando então foi ratificada pelos Estados-Membros e as Convenções assinadas pelos mesmos também fará parte desse trabalho.
O leitor poderá ter um esclarecimento a respeito dos Instrumentos Normativos que regem a Organização e sua Estrutura nos países que dela fazem parte.
Atuando nos países desde a metade do século XX, a UNESCO conta atualmente com193 Estados-Membros, tendo ingressos em datas aleatórias que o leitor poderá encontrar com a leitura sistemática do mesmo.
Finalizando o trabalho, tem-se clara suas ações e programas, bem como as atualidades que regem o funcionamento dessa honrosa Instituição que vem atuando nos mais diversos países na tentativa de buscar uma igualdade entre homens e mulheres; qualidade educacional; aprimoramentoscientíficos e tecnológicos; conservação de patrimônios históricos e o diálogo entre culturas, estabelecendo assim uma relação política de paz entre as Nações.

1. DENOMINAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
A UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization), em português conhecida como Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura tem como objetivo alcançar umdiálogo entre os países, as culturas e os povos, mantendo o respeito entre os direitos e buscando erradicar a pobreza, tendo em vista a paz e usando como principais instrumentos a educação, a ciência e cultura, além da utilização da comunicação e da informação.
As principais prioridades desta Organização Internacional são:
* Igualdade entre homens e mulheres;
* Alcançar uma educação dequalidade a todos e aprendizado durante toda a vida;
* Mobilizar o conhecimento científico e as políticas relacionadas com a ciência para o desenvolvimento sustentável;
* Enfrentar novos desafios éticos;
* Promover a diversidade cultural, diálogo intercultural e uma cultura de paz;
* Construir sociedades do conhecimento através da informação e da comunicação.

2. HISTÓRICO
Quantoaos marcos histórico da UNESCO, podem-se observar alguns principais:
* 16 de novembro de 1945: Representantes de 37 países se reúnem em Londres para assinar a Constituição da UNESCO, que entrou em vigor no dia 4 de novembro de 1946, depois de sua ratificação por 20 Estados–Membros.
* 1948: A UNESCO recomenda aos Estados–Membros tornar o ensino primário obrigatório e universal. Primeironúmero da revista Correio da UNESCO.
* 1952: Uma conferência intergovernamental reunida pela UNESCO adota a Convenção Universal do Copyright. Nas décadas que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, a Convenção serviu para ampliar a proteção dos autores a numerosos países que ainda não eram parte da Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas, de 1886.
* 1956: A Repúblicada África do Sul se retira da UNESCO, alegando que algumas das publicações da Organização “interferiam” nos “problemas raciais” do país. Sob a liderança de Nelson Mandela, a África do Sul voltou a integrar a Organização em 1994.
* 1958: Inauguração da sede permanente da UNESCO, em Paris, projetada por Marcel Breuer (dos Estados Unidos), Pier-Luigi Nervi (da Itália) e Bernard Zehrfuss (daFrança).
* 1960: Início da Campanha da Núbia, no Egito, para deslocar o Grande Templo de Abu Simbel de modo a evitar que fosse submerso pelo Nilo depois da construção da represa de Assuan. Durante essa Campanha, ao longo de 20 anos, 22 monumentos e complexos arquitetônicos foram relocados. Esta foi a primeira e a maior de uma série de campanhas incluindo Moenjodaro (Paquistão), Fez (Marrocos),...
tracking img