Unesco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola de Serviços e Comercio do Oeste

Turma: CP2
Curso : Variante Cozinha/ Pastelaria
Disciplina : Área de Integração
ProfessoraModulo : 3.3 “ O Papel das organizações internacionais”
Ano Lectivo: 2011/2012
Trabalho realizado por

Índice

Introdução

Neste trabalho realizado no Âmbito da disciplina de Integração, a pedido da Professora, no módulo 3.3 “ O papel das organizaçõesinternacionais” no curso de Cozinha e Pastelaria da Escola de Serviços e Comércio do Oeste . Pelos alunos

Neste Trabalho Vamos falar um pouco sobre a UNESCO e vamos tratar também algumas das formas como actua , como surgiu , o que é? , os seus órgãos , os seus objectivos , os seus projectos realizados, como se financia , os seus presidentes e estado .

Esperamos que esteja do seu agrado.O que é?
O que faz?
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) nasceu no dia 16 de Novembro de 1945.A UNESCO trabalha com o objectivo de criar condições para um genuíno dialogo fundamentado no respeito pelos valores compartilhados entre as civilizações, culturas e pessoas. Este papel e primordial, particularmente em face doterrorismo, que constitui a negação dos princípios e valores da Carta das Nações Unidas e um ataque contra a humanidade. O mundo requer urgentemente visões globais de desenvolvimento sustentável com base na observância dos direitos humanos, no respeito mutuo e na erradicação da pobreza. Temas esses que estão no cerne da missão da UNESCO e em nas actividades.
Os Objectivos da UNESCO
Educação
*Promover a educação como direito fundamental, estabelecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
* Melhorar a qualidade da educação através da diversificação dos seus conteúdos, métodos e a promoção dos valores partilhados universalmente.
* Promover a experimentação, a inovação a difusão e utilização partilhada da informação e melhores práticas, assim como o diálogo sobre políticasem matéria de educação.
Ciência
* Promover princípios e normas éticas que orientem o desenvolvimento científico e tecnológico e as transformações sociais.
* Melhorar a segurança humana mediante uma melhor gestão das mudanças sociais.
* Fortalecer os vínculos entre ciência e desenvolvimento através do desenvolvimento das capacidades e o aproveitamento partilhado do conhecimento.Cultura
* Promover a elaboração e a aplicação de instrumentos normativos de âmbito cultural.
* Salvaguardar a diversidade cultural e promover o diálogo entre culturas e civilizações.
* Fortalecer os vínculos entre ciência e desenvolvimento, através do desenvolvimento das capacidades e o aproveitamento partilhado do conhecimento.
Comunicação
* Fomentar a livre circulação deideias e o acesso à informação.
* Promover a expressão do pluralismo e a diversidade cultural nos meios de comunicação e nas redes mundiais de informação.
* Assegurar a todos o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, em particular no domínio público.
Histórico e Mandato

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) foi criada em 16 deNovembro de 1945, logo após a segunda guerra mundial. A premissa da sua Constituição é: "Se a guerra nasce na mente dos homens, é na mente dos homens que devem ser construídas as defesas da paz".
Actualmente, a UNESCO conta com mais de 190 Estados Membros que se reúnem a cada dois anos, a sua Conferência Geral, para discutir e deliberar sobre importantes questões no âmbito do seu mandato. Alémdisso, ela promove inúmeros estudos, reflexões e reuniões com os governos, dirigentes e especialistas dos países que a integram com o objectivo de aprofundar o exame de temas vitais para o futuro das sociedades, buscando consensos e definindo estratégias de acção.
Criada para acompanhar o desenvolvimento mundial e, ao mesmo tempo, auxiliar os Estados Membros na busca de soluções para os problemas...
tracking img