Uma mente brilhante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Sinopse
O filme Uma Mente Brilhante narra a história de John Forber Nash, inteligente matemático que elaborou a Teoria do Equilíbrio, que lhe rendeu um Prêmio Nobel de Economia. Tal fato explica onome do filme.
O protagonista sofre de Esquizofrenia Paranóide, o que explica o difícil relacionamento com as pessoas. Apesar disso, vai lecionar, levando junto dois amigos de faculdade.
Pelaatividade de docência, conhece Alicia, com quem se casa e tem um filho. A esposa enfrenta com ele uma difícil batalha contra a Esquizofrenia Paranóide, como na cena quando ele vai banhar o seu bebê, deixaum amigo imaginário cuidando da criança e com isso a criança quase se afoga.
Tal amigo imaginário na realidade é a alucinação do companheiro de quarto da época da faculdade, e que Nash continua aconviver por toda a vida. Outras alucinações são uma menininha e um agente secreto russo, que o contrata para decifrar códigos.
Após internações e tratamentos, com o apoio da esposa e de amigos,consegue distinguir as alucinações da realidade e a relacionar-se com as pessoas.

2 Referencial Teórico
Tinoco (2010) descreve os conceitos sobre Paranóia e Esquizofrenia Paranóide, conforme citações aseguir.
A paranóia tem fixação na fase anal expulsiva e o paranóico mostra-se tenso, ansioso, inseguro de si, desconfiado dos outros e de suas intenções, procurando sentidos e motivos ocultos em seuscomportamentos. Por isso, tem poucas relações e mesmo tendo contato com muitas pessoas, pensa em si como um solitário e como o centro do universo. Sente-se predestinado e perseguido pela inveja dosoutros. Contudo, isso tudo ocorre porque projeta nos demais o que são seus próprios impulsos agressivos.
Sente-se atacado ou tratado injustamente pelos outros, considerando-os irresponsáveis eindignos de confiança. Justifica assim sua conduta isolada e secreta. Apresenta ressentimento crônico. Qualquer desatenção é interpretada como rejeição. É dado a brigas, manifestações de explosões,...
tracking img