Uma breve analise sobre o vale do amanhecer.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
Centro de Ciências Humanas
Departamento de História
Curso de História

Rayla Leal dos Santos

UM BREVE RESUMO SOBRE A DOUTRINA DO VALE DO AMANHECER.

São Francisco – MG
Junho /2011

Rayla Leal dos Santos

Um breve resumo sobre a doutrina do Vale do Amanhecer

Artigo Cientifico apresentado ao Curso de História, da Universidade Estadual deMontes Claros como exigência para obtenção de aprovação na disciplina Sociologia, ministrada pelo professor Hugo Fonseca.

São Francisco
Junho/2011

UM BREVE RESUMO SOBRE A DOUTRINA DO VALE DO AMANHECER.

Rayla Leal dos Santos

RESUMO:
Este artigo apresenta brevemente o que é a doutrina do vale do amanhecer, um pouco de sua historia, seus ritos e cerimônias, os conceitos aqui representadosbaseiam se em livros, artigos e pesquisa, e conclui com a teoria de Emile Durkheim e suas concepções de religião, sagrado e profano.

Palavras-chave: Religião, Ritos e Cerimônias, Vale do Amanhecer.

Um breve resumo sobre o Vale do amanhecer

1. Introdução

O vale do amanhecer é uma doutrina espiritualista cristã sob a denominação de Ordem espiritualista Cristã OSOEC, foi fundado por NeivaChaves Zelaya em 1959 nos arredores de Planaltina, a 45 km de Brasília, consiste em um lugar onde se misturam tratamentos espirituais e físicos.
Neiva Chaves Zelaya nasceu em Própria (SE) em 30/10/1925. Do seu casamento teve quatro filhos: Gilberto, Carmen Lúcia, Raul Oscar e Vera Lúcia.
Viúva mudou-se para Brasília, onde exerceu as funções de motorista profissional. Embora só tenha estudado atéo terceiro ano primário incompleto, era de têmpera forte e decidida. Era católica praticante, quando em 1957 começou a ver e ouvir espíritos, como relatam os livros escritos sobre ela, a princípio não quis dar crédito a essas intervenções do além; mas eram tão insistentes e persuasivas que acabou por se convencer de que tinha uma missão a cumprir na qualidade de médium espírita: devia, por ordemdessas entidades superiores, implantar um sistema doutrinário, “alicerçado sobre os princípios da doutrina de Jesus, o Grande Mestre”, e destinado a fazer o bem na terra pela “cultura desobsessiva”. Tia Neiva tinha, segundo os seus adeptos, a mediunidade de clarividência, ou seja, a capacidade de visualizar vivências em vários “planos” ao mesmo tempo. Tia Neiva faleceu em 15 de novembro de1985.(Zelaya, 1992).
. Tia Neiva (como era carinhosamente chamada pelos adeptos) tinha, segundo os seus “seguidores”, a mediunidade de clarividência, ou seja, a capacidade de visualizar vivências em vários planos simultaneamente. Tia Neiva faleceu em 15 de novembro de 1985.
Atualmente Vale do Amanhecer conta com mais de 600 templos em todo o Brasil e vários no exterior, um na Alemanha, um no Japão, umnos Estados Unidos, um no Equador, um no Uruguai, dois na Bolívia e 2 em Portugal. A doutrina em 2008 segundo Galinkin possuía 500.000 adeptos dos quais 150.000 no DF. É governado por um conselho de mestres chamados de "Trinos Presidente Triada”. Atualmente presidida pelo Trino Herdeiro Presidente Triada Ypoarã, Mestre Raul Zelaya, filho biológico de Tia Neiva. A doutrina do Amanhecer é umadoutrina baseada nos princípios crísticos e também na teoria da reencarnação, e o templo matriz ou referência situa-se em Planaltina DF.
Segundo Mateus Lucas a Doutrina do Amanhecer, ou Corrente Indiana do Espaço, e Correntes Brancas do Oriente maior é uma reunião de várias origens de civilizações que existiram em nosso planeta.

Segundo ensinamento da Clarividente Neiva Chaves Zelaya, a Tia Neiva,há 32000 anos um grupo de seres oriundos de um planeta chamado Capela, tiveram a incumbência de colonizar a Terra. Quando aqui chegaram, vieram munidos de todos os requisitos necessários para tal missão, eram quase imortais, traziam toda uma cultura de seu Planeta Mãe. Quando aqui chegaram começou a miscigenação com os habitantes que aqui existiam. Tal situação foi dando as gerações futuras, as...
tracking img