Analise sentimento do mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Crítica:
Sentimento do Mundo - Carlos Drummond de Andrade

Publicado pela primeira vez em 1940, O Sentimento do Mundo traz o frescor e o impacto do "vento revolucionário" que sopra da vasta e imprescindível obra de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), o mais estudado e lido poeta brasileiro.

Neste livro estão contidos os mais famosos e arrebatadores poemas: Poema de Sete Faces, No meiodo caminho, Quadrilha; e poemas menos conhecidos, mas igualmente antológicos como Poema do Jornal ou Poema da Purificação. O terceiro trabalho poético de Drummond.

Esse terceiro trabalho poético de Drummond traz o olhar do poeta sobre o mundo a sua volta, tendendo para um olhar crítico e significativamente político.

A produção dos poemas de "Sentimento do Mundo" se deu entre os anos 1935e 1940. 28 poemas que retratam o contexto histórico e social da época: recuperação da Primeira Guerra Mundial, ascensão do nazi-fascismo e no Brasil, a imposição do Estado Novo por Getúlio Vargas. O pessimismo, a descoberta do poder do homem acerca da destruição, a contestação são marcas presentes e expressivas desse mundo que acontecia.

A divisão do livro é feita em três partes. Aprimeira, Alguma Poesia, expressa em seus poemas o cotidiano, críticas sociais e cultura importada no Brasil.

Brejo das Almas, como segunda parte, parte de um princípio também cotidiano, mas que se entrelaça com aspectos românticos apesar de realistas.

Por fim, Sentimento do Mundo, a última parte, traz tudo junto: a crítica, com o romantismo, com o cotidiano.

O traço marcante de Drummondnesses poemas é o fato de que há extrema preocupação no que se refere ao rumo que as pessoas irão seguir enquanto seres humanos. Há a proposição da união, posto o individualismo exacerbado e crescente, pois só com ela é que se pode mudar algo e esse algo era a realidade triste em que se encontrava o mundo.

Drummond sobrepõe duas visões: ao mesmo tempo em que não é otimista visualiza aesperança, mas como algo futuro. A dor e esperança se interagem nos poemas. Usando muito o "nós" é que surgirá um alento de melhora e novas possibilidades.

Dessa forma, temas políticos, sofrimento, o mundo se corrompendo e a solidão predominam como temas, e ainda assim, Drummond faz disso lirismo, mas não perde jamais a oportunidade de criticar, de observar e ver com outros olhos o futuro que virá.Contexto Histórico

Sentimento do Mundo foi publicado no ano de 1940, numa pequena tiragem de 150 exemplares os quais foram distribuídos a amigos e outros escritores. Na época em fora escrito por Drummond, o Brasil vivenciava o Estado Novo de Getúlio Vargas e no plano internacional, houve o acirramento do Nacionalismo exacerbado e revanchismodecorrente do desfecho da Primeira Guerra Mundial, as relações sociais e politicas foram marcadas pelo surgimento e expansão das doutrinas do Nazismo e Fascismo na Europa.

Assim, o Estado Novo foi uma forma de regime ditatorial disfarçado pelo populismo, sendo declarado por Vargas em 1937 assim como uma nova Constituição (a Polaca) que ampliou o poder do presidente, desmobilizou os partidos de oposiçãoe disputa com o governo. Para fortalecer o regime Vargas valeu-se da aprovação de direitos trabalhistas e forte propaganda de manipulação/persuasão e Censura (pelo Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP), chegando a ser apelidado de “o pai dos pobres”, mas também ”mãe dos ricos”.

Assim o Movimento intelectual e artístico foi marcado essencialmente pelo questionamento da existência humana,do sentimento de “estar-no-mundo”, das inquietações social, religiosa, filosófica, amorosa e etc. Carlos Drummond de Andrade é o poeta que melhor representa o espirito dessa geração - conhecida como Geração de 30.

Características do Livro “Sentimento do Mundo”

* O Livro faz parte da Segunda geração Modernista, fase em que os autores estavam livres do compromisso de combater o passado,...
tracking img