Um sonho possivel - critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Crítica: Um Sonho Possível
História real do jogador de futebol americano Michael Oher é o "feel good movie" da vez
Um filme que conta uma história real é sempre mais comovente. Melhor ainda se a história tiver final feliz. E neste caso, não há o menor problema em contar o final, porque ele já é conhecido. Um Sonho Possível está mesmo interessado em contar é o começo, como Michael Oher setornou um grande offensive tackle do time do Baltimore Ravens.
A produção traz a história do jovem Michael Oher (Quinton Aaron), um menino desamparado pela família e com um histórico de quase nenhuma oportunidade em sua vida. Big Mike é negro, obeso e filho de uma mãe viciada, que não consegue combinar a preocupação de sua próxima dose ao cuidado com os filhos. Marcado pela rejeição, Big Mike cresceupulando de um lar adotivo para o outro sem nunca encontrar acolhimento verdadeiro. Os vários traumas de sua infância fazem com que ele pareça um grande vazio intransponível. Ele finge indiferença e burrice, beirando aparentar deficiência mental - mecanismos de defesa psicológica contra mais traumas. Quanto menos envolvimento ele tiver com o que acontece ao seu redor, menor será a dor.
Sua vidacomeça a mudar quando seu pai adotivo do momento decide matriculá-lo em uma escola particular cristã. Mesmo sem notas suficientes para acompanhar o currículo rígido do colégio, ele é admitido pela possibilidade de render algumas vitórias esportivas e também pelo argumento cristão da caridade. No colégio,então com 16 anos, ele cruza o caminho da família Tuohy, o mais perfeito exemplo do sonhoamericano: Leigh Anne é a mãe, uma perua rica, mas consciente e de valores cristãos; seu marido, Sean (Tim McGraw), é um ex-jogador de basquete que, ao deixar a carreira por uma lesão, comprou vários restaurantes da franquia de fast-food Taco Bell e vê o dinheiro entrar sem muito esforço; e seus dois adoráveis filhos: a insossa adolescente Collins (Lily Collins) e o espevitado S.J. (Jae Head).
Aoencontrar Big Mike sozinho na rua em uma noite fria, Leigh Anne decide simplesmente levá-lo para sua casa e dar-lhe uma cama, comida e basicamente tudo que ele nunca teve: uma família estruturada. Compreendemos o passado sofrido do garoto mesmo sem as cenas de violência - desnecessárias, uma vez que as feridas emocionais estão impressas no corpo do ator. Os Tuohy então o acolhem, acreditam em seupotencial e incentivam seu desempenho nos esportes, devido ao porte atlético de Michael, ele acaba entrando no time da escola naturalmente. Porém, não leva muito jeito com o esporte. O determinante é Leigh Anne, que percebe o notável instinto de proteção do jovem e acaba explicando as técnicas do jogo da maneira mais fácil para o, até então leigo no esporte, entender como jogar. E não é só comrelação ao esporte que Leigh Anne se torna essencial na vida de Michael. Ela demonstra coragem e perspicácia para enfrentar os desafios para educar o garoto, o preconceito das amigas da alta sociedade e chega a se arriscar nas perigosas ruas de Memphis (Tennessee), onde o garoto vivia antes.Eles pagam uma professora para que ele melhore na escola e, assim, Big Mike vislumbra a possibilidade decursar uma universidade e jogar futebol americano profissionalmente. Como força motriz deste processo de superação está Sandra Bullock, lutando até quando o próprio Big Mike pensa em desistir.
Vivendo no novo ambiente, o adolescente tem de encarar outros desafios. E à medida que a família ajuda Michael a desenvolver todo o seu potencial, tanto no campo de futebol americano quanto fora dele, apresença de Michael na vida da família Tuohy conduz todos por uma jornada de autodescoberta. Tendo como resultado uma história inspiradora que continua acontecendo nos dias de hoje.
 Sinopse ..:: |
Uma família rica do subúrbio acolhe um jovem sem-teto que acaba virando um astro do futebol americano. |
::.. Ficha Técnica ..:: |
Título Original: The Blind Side.
Origem: Estados Unidos, 2009....
tracking img