Montanhismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Algumas pessoas dizem que alpinismo, escalada e montanhismo é a mesma atividade, porém não é bem assim. O alpinismo é a prática do montanhismo na região dos Alpes suíços, e assim como existe o termo “alpinismo”, existe o andinismo – nos Andes, himalaismo – no Himalaia, etc.
O montanhismo na maioria das vezes é a caminhada em montanhas, com o objetivo de atingir o cume, lembrando quenem toda montanha exige que você escale para chegar ao cume, um exemplo disso é o Chacaltaya (5421 m) na Bolívia.
Apesar de o montanhismo ser uma caminhada, deve-se, estar bem aclimatado à altitude e ter todo equipamento necessário para esta atividade, além de estar acompanhado de alguém que conheça a montanha, um guia de montanha. Os equipamentos usados no montanhismo são similares aos daescalada.
No Brasil, a pratica do montanhismo nos faz lembrar a época dos bandeirantes, que tinham que vencer os altos obstáculos em suas viagens exploratórias. Somente no século XIX registraram-se as primeiras conquistas com carater de pesquisa, pioneirismo e levantamento topográfico no país.
Algumas datas importantes são:
• 1828, quando foram realizadas as primeiras subidas na Pedra da Gávea, de842 metros;
• 1856, quando José Franklin da Silva escalou o Pico das Agulhas Negras;
• 1817, quando a inglesa Henriqueta de Carsteirs, junto com seu filho atingiu o cume do Pão de Açúcar;
• 1879, quando Joaquim Olímpio de Miranda, liderando um grupo de paranaenses conquistou a principal montanha da serra do Marumbi, com mais de 1.500 metros;
• 1912, quando foi atingido o cume do Dedo deDeus, de 1.692 metros.
• 1919, quando foi fundado o Centro Excursionista Brasileiro, que serviu para difundir o montanhismo no Brasil.

SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 6
2. CONTEXTO HISTÓRICO DO MONTANHISMO 8
3. REGRAS BÁSICAS DO MONTANHISMO 9
4. EQUIPAMENTOS. 10
5. ALGUNS LOCAIS PARA PRÁTICA DE MONTANHISMO 12
6. DADOS ESTATÍSTICOS DAS MONTANHAS 13
7. CONCLUSÃO 14
8. BIBLIOGRAFIA 151. INTRODUÇÃO


O Montanhismo, no seu contexto histórico, está diretamente ligada a historia do velho mundo ( idade medieval ); Mas diretamente a Grécia antiga, o Monte Olímpio (Mythologia Grega: cujo a tradução é Mitologia Grega).
Nessa época o "esporte" era visto como uma coisa de escravos, por que requer muito esforço físico, quanto psicológico e esses dois itenscitados agora a pouco era tarefa exclusivamente da casta (classe social) escrava.
Para os romanos, atravessar ou escalar Montanhas ou Alpes era um mal que tinha que ser necessário. Nessa época Anibal dos Cartagineses (Líder de um quartel de soldados romanos), cruzou os Alpes que desimou um 1/5 (um quinto) de todo o seu exército, que logo após chegar ao seu destino teria que traçar uma batalha, emesmo assim, Aníbal foi considerado o pai da estratégia em batalhas de infantaria.
Na civilização ocidental não há indícios que os antigos, reuniam-se para praticar esse desporto. E por incrível que pareça foi quando o homem se organizou em sociedade que os indícios de "paleo-escaladas" desaparecem, uma vez que nos próprios Alpes foram encontradas múmias de milhares de anos em grandes altitudesao ponto que não há nenhum registro na historia de escaladas na Idade Média
Na visão teocêntrica da vida na idade média, acreditava-se que existia um dragão que cujo seu nome era Sheuchzer, e o mesmo habitava o alto dos Alpes; Talvez isso tenha afugentado os aventureiros das montanhas. Nessa época acreditava-se na Europa que nas montanhas, haviam monstros como por exemplo dragões etc.
NaAmérica, quando Colombo ainda não havia "descoberto a América", as tribos indígenas se reuniram aos pés de um vulcão onde a terra era fértil. Dentro de um lago ergueram uma cidade. O nome do lago era Texcoco, e a cidade era Tenochtlán. Os Maias criaram suas cidades nas montanhas mais altas do Peru, acreditando assim, estar mais perto do deus do sol.

Na Europa, no ano de 1336, um monge da cidade...
tracking img