Um conto entre o real e o imaginário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS E CURRÍCULO

Estágio Supervisionado de Formação de Professores para o Ensino Médio
Curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas
Professora orientadora: Alessandra Cardozo de Freitas

Aluna estagiária: Jacqueline Rodrigues




PROJETO DE ENSINO

UM CONTO ENTRE O IMAGINÁRIO E O REAL1 Identificação

1. Escola

A Escola Estadual Castro Alves, situada à Avenida Xavier da Silveira s/n no bairro Nova Descoberta, foi fundada em 1972 visando atender um anseio da população do próprio bairro e do vizinho Morro Branco, primeiramente abrigando as séries iniciais de ensino primário, num contesto de Ditadura Militar, funcionando nos turnos matutino, intermediário evespertino. Em 1976 foi acrescido o ensino ginasial no turno da noite.

Funcionando atualmente nos três turnos, seus alunos são oriundos da parte mais carente dos dois bairros supracitados, o que não a caracteriza como uma escola abandonada ou ‘bagunçada’, ao contrário; o cenário que encontramos foi de muita organização e dedicação dos funcionários para com o ambiente escolar.

Suaestrutura constitui-se por: sete salas de aula, uma secretaria, uma direção, uma sala para professores, uma sala para apoio pedagógico, dois banheiros para professores e funcionários, uma biblioteca, uma sala de informática, uma sala de multimídia, quatro banheiros masculinos e quatro femininos, uma cozinha, um arquivo, um almoxarifado, um auditório com palco, um depósito para merendas, uma salapara laboratório de ciências e um espaço cimentado chamado de ‘quadra’ para a prática de Educação Física.

2. A Tutora

Tenho como tutora a professora Delfina Maria, a qual chegou à escola já no início do terceiro bimestre e antes disso os alunos estavam sem professor de Língua Portuguesa.




3. A Turma

A turma elegida para observação e regência no Estágio foi a 2ª Sériedo Ensino Médio, composta por 31 alunos, sendo todos assíduos. Os alunos, por sua vez, não são muito dados à aula da professora, estão sempre dispersos em conversas e com o uso do celular. Um fato curioso e, para mim, um tanto desafiador é que uma média de 25 entre os 31 alunos da turma frequentam igrejas protestantes, o que torna o debate de alguns temas bastante delicado, devido à visãoreligiosa.

Dito isso, é com base no que observei durante o período que acompanhei a turma, na conversa que tive com os alunos e tutora e na entrevista realizada com todos que este projeto será construído.




2 Justificativa

Por meio do que foi observado, tomei ciência das necessidades da turma, tanto dos alunos quanto da professora. O que desejo destacar, o mais visível em minhasobservações, é a falta de interesse dos alunos pela disciplina. A atenção deles está totalmente dispersa. O conteúdo dado não é assimilado – na aula seguinte, quando a professora faz uma pergunta, eles se comportam como se nunca tivessem ouvido falar no assunto. Durante a observação, percebi também que gostam da atividade de leitura compartilhada, na qual alguns são bastante desenvoltos, enquantoque outros se recusam a participar, não querem ler uma única linha.

Em suas sugestões, os alunos falaram sobre a necessidade de aulas mais interativas e atividades em grupo, com temas interessantes que possam ser debatidos, além de mais leitura e participação de todos. Nesse sentido, tentarei elaborar atividades de leitura e análise de contos literários. Nessa ocasião, irei orientardebates de temas do interesse dos alunos relacionados a leitura realizada, bem como a produção de contos, em grupo, que passarão por um processo de escrita e reescrita. Dando foco à perspectiva interacionista da linguagem (ANTUNES, 2003), procurarei desenvolver da melhor forma a tarefa de dar oportunidade para o aluno ouvir, falar, ler e escrever textos, de forma coesa e coerente. Após isso, haverá...
tracking img