Tutoria problema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tutoria Problema 5 – Onde ele está?
* Descrever o desenvolvimento do sistema reprodutor masculino (incluindo hormônios).

A maturação sexual engloba o desenvolvimento das gônadas, órgãos de reprodução e caracteres sexuais secundários. Existe grande variabilidade quanto à idade de inicio e à velocidade de progressão da maturação sexual entre indivíduos, em ambos os sexos e em qualquer grupopopulacional. Nas meninas essa maturação pode acontecer 6 a 12 meses mais cedo que nos meninos, mas segue em ambos os sexos uma sequencia mais ou menos constante.

O intervalo de tempo entre o início da puberdade e o estágio adulto varia bastante em ambos os sexos. Estima-se em três anos o período médio de desenvolvimento desde o estágio dois ao cinco de genitais e pêlos pubiano. No caso dasmeninas, é de três a quatro anos o período médio entre os estágios iniciais de desenvolvimento das mamas (M2) e pêlos pubianos (P2) e o estágio adulto.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda para estudos de rastreamento populacional, a utilização de dois eventos de maturação para cada sexo, um inicial como marcador do estirão do crescimento e outro indicando que a velocidade máxima decrescimento já ocorreu. Para o sexo feminino, o marcador inicial do estirão do crescimento é a presença do broto mamário (estágio M2 de mamas) e, para indicar que a velocidade máxima já ocorreu, a menarca. Já para os meninos o marcador inicial do estirão é o aumento da genitália (estágio G3) e, para indicar a velocidade máxima, o estágio quatro ou cinco de genitália ou a mudança da voz (OMS, 1995).A puberdade possui 4 fases principais:
1. Crescimento esquelético linear: aceleração da velocidade de crescimento em altura e peso ou o estirão puberal (eixo GH e IGF-I).
2. Alteração da forma e composição corporal: aumento da massa gordurosa nas meninas e da massa muscular nos meninos, e da proporção corporal entre os gêneros.
3. Desenvolvimento da genitália e distribuição das pelos*Gonadarca: aumento de mamas, útero e ovários nas meninas; e aumento da genitália, pênis e testículos nos meninos, devido ao aumento dos esteróides sexuais, estrogênios nas meninas e androgênios nos meninos.
*Adrenarca: surgimento de pêlos pubianos, pêlos axilares e faciais devido ao aumento dos androgênios produzidos pelas supra-renais, e em maior quantidade nos meninos.
4. Maturação dosórgãos e sistemas: voz, pressão arterial, maturação óssea, área cardíaca e respiratória, várias enzimas relacionadas às atividades osteoblásticas e do crescimento, hematócrito, hemoglobina, entre outras.

Entre a primeira infância e por volta dos 8-9 anos de idade (estágio pré-puberal), o eixo hipotalâmico-hipofisário-gonodal está inibido, tanto que as concentrações séricas do hormônioluteinizante são indetectáveis, assim como dos hormônios sexuais (testosterona nos meninos e estradiol nas meninas). Nessa fase, a atividade do hipotálamo e hipófise está suprimida por vias de restrição neuronais pouco caracterizadas. Os fatores que normalmente ativam ou reprimem os neurônios hipotalâmicos responsáveis pela secreção de GnRH são desconhecidos. Em primatas não-humanos um declínio do tônus doácido Υ-aminobutírico (GABA) nos neurônios hipotalâmicos e aumento resultante do tônus glutaminérgico ativam o gerador do pulso GnRH. Provavelmente, muitos outros transmissores estão envolvidos em humanos e outros primatas.

Um a 3 anos antes do inicio clinicamente evidente da puberdade, demostram-se concentrações séricas de LH durante o sono, porém ainda baixa – período peripuberal. Essa secreçãode LH durante o sono ocorre de modo pulsátil e provavelmente reflete liberação episódica endógena do hormônio GnRH (hormônio liberador de gonadotofina). Á medida que a puberdade clinica se aproxima, os pulsos noturnos de LH continuam a aumentar em amplitude e, as vezes, em frequência. A secreção pulsátil de gonadotrofinas é responsável pelo crescimento e maturação das gônadas e pela secreção...
tracking img