Turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O constante crescimento da atividade turística vem sendo claramente percebido em âmbito nacional, despertando o interesse de diversas localidades que, através de tentativas de incorporar a utilização do seu potencial turístico, buscam um próspero desenvolvimento, fortalecendo a sua economia, como uma forma viável e proveitosa para assegurar um crescimento saudável e duradouro.Ainda de acordo com este raciocínio, vale ressaltar não somente a evolução econômica, mas, também, a visível evolução em nível social, com a geração de empregos e integração entre os diversos serviços relacionados ao setor turístico.

Como um dos grandes exemplos a serem estudados, frutos deste crescimento destaque-se o Município de Iranduba, considerado por muitos, como um dos pólosturísticos do Estado do Amazonas devido seus inúmeros atrativos turísticos naturais e culturais. O presente projeto concentra-se em um estudo dirigido sobre um dos municípios que é também conhecido como o maior produtor de hortifrutigranjeiros, telhas de barro, tijolos, artesanatos etc. mas, percebe-se, que ainda não existe uma ligação estreita entre estes turistas e as potencialidades turísticasoferecidas pela região, o que acaba por fazer dos atrativos (tanto naturais como culturais) recessivos, não divulgando o local como um destino interessante. Como outra conseqüência pode-se citar também, uma falta de interesse por aprimorar as formas de utilização desses atrativos, por não terem uma procura que possa trazer um retorno financeiro e de divulgação relevante que traga destaque ao município.Assim, o Centro Universitário do Norte-UNINORTE, através da disciplina de estágio possibilita a realização de um estágio de 280 horas junto a uma secretaria para que seja possível compreender este processo em um viés prático e tangível, complementando o aprendizado do acadêmico. Por esta razão, optou-se por realizar o estagio na Secretaria Municipal de Cultural do Município deIranduba, que lida também com turistas, com vistas a elaborar um projeto para a aproximação deste turista com as potencialidades turísticas da cidade. A Secretaria de Cultura, gentilmente acolheu a idéia e disponibilizou seu espaço e seu nome para que este projeto fosse desenvolvido. Desde já, ficam aqui registrada as mais sinceras palavras de agradecimento a esta Secretaria deste modesto Município.1. PROBLEMA

Os moradores de Iranduba têm valorizado os recursos naturais e culturais existentes no Município?

2.1. HIPÓTESE

Crê-se que os moradores do Município de Iranduba não valorizam os seus recursos naturais e culturais, por falta de incentivos por parte do poder público e da iniciativa privada.

Outro fator que é observado é que os moradores de Iranduba nãovalorizam seus recursos naturais e culturais quando o fluxo turístico diminui significativamente.

Acredita-se que somente valorizam seus recursos naturais e culturais quando a demanda turística aumenta.

Nota-se que os festivais do Município de Iranduba não recebem visitantes de outros Municípios e nem de fora do Estado.

3. OBJETIVOS

Objetivo geralEstudar a prática do turismo receptivo com ênfase na área de marketing em um atrativo turístico do município de Iranduba.

Objetivo Específico

Elaborar propostas de divulgações relacionando atrativo e turismo local;

Procurar desenvolver o atrativo e o turismo local paralelamente;

Inserir o apelo turístico nos folders e folhetos informativos, internet, meio decomunicação falada e escrita etc.

4. JUSTIFICATIVA

Sabe-se que dentre os vários objetivos almejados com o planejamento e desenvolvimento da atividade turística está à geração de divisas e, certamente, o intercâmbio cultural promovido pelo deslocamento de turistas, que por uma variada gama de razões, busca um destino e acabam por contribuir de alguma forma, dentro do meio ao qual...
tracking img