Recrutamento e selecao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Partindo do pressuposto de que um completo e harmonioso processo de recrutamento e selecção é uma mais-valia para qualquer organização. Portanto através deste presente item demonstraremos o quanto é importante recrutar, seleccionar e reter um profissional qualificado numa organização, neste caso vamo-nos assentar no professor, para a boa aprendizagem de um aluno.

É sabido quesó podemos desenvolver se tivermos no nosso caminho algo que nos possa guiar, que nos incentiva, que nos dá as bases, e esse caminho é a escolha acertada dos elementos que vão levar avante essa missão de desenvolvimento, o recurso humano qualificado.

Relevo ainda para este trabalho o papel premordial da instituição educacional em atrair e reter profissionais destes para o bem da mesma, comodos próprios formandos.

2. Escolha do tema

A escolha do tema cingiu-se sobre a importância de um bom profissional para o ensino do ponto de vista do aproveitamento positivo dos alunos das suas qualificações, porque entendo como pertinente os seus conhecimentos, como habilidades para aprendizagem e do bom desempenho dos educandos.

3. Justificativa

O tema centra-se na questão dasinstituições de ensino zelarem pela boa formação dos seus alunos, levando a cabo uma boa qualidade de ensino, começando por se preocupar com a selecção de bons quadros que farão parte da equipa. É na minha opinão sustentar que o bom desempenho de um aluno, depende do que absorve do seu professor.
Dados esses pontos, porque não a mudança de políticas de recrutamento e posterior selecção, tomando emconta que bons professores e qualificados são necessários para a melhoria do ensino.

4. Problemática

A Direcção da Educação da Cidade de Maputo tem como função gerir as escolas, como recrutar e seleccionar quadros para desempenhar funções nas escolas na Cidade de Maputo, e nessa óptica, algumas instituições de ensino primário de 1º Grau (EP1), tem-se verificado baixa qualidade de instrução, etudo indica para uma má preparação dos alunos, o que advem dos professores que não tem desempenhado o seu papel que é de passar de forma adequada os conhecimentos aos alunos, levando as vezes a dúvidas da sua qualificação profissional para aquela função. Devido a estas constatações, será que o recrutamento e selecção levado a cabo pela Direcção da Educação da Cidade de Maputo estará adequado facea nova realidade educacional?

5. Objectivo da pesquisa

5. 1. Objectivos gerais

Demonstrar o quão é importante o uso das melhores formas e politicas de recrutamento e selecção para garantir a qualidade de quadros qualificados nas instituições de ensino primário do 1º Grau (EP1).

5.2. Objectivos especificos

- Identificar as melhores formas de recrutamento e selecção.
-Analisar um conjunto de normas durante o processo de recrutamento e selecção para que seja eficaz.

6. Hipóteses

- O processo de recrutamento e selecção ineficiente contribui para a má qualidade dos professores, daí o mau aproveitamento escolar dos alunos.
- Não é o processo de recrtutamento e selecção como tal que tem tido lacunas, mas sim a qualidade de alguns professores que é inadequadapara a função.

7. População

Neste item relevo vai para o processo de recrutamento e selecção dos prefessores qualificados, processo este que é realizado pela Direcção de Educação da Cidade de Maputo.

8. Amostra

Neste projecto de pesquisa o estudo alvo é sobre o recrutamento e selecção dos professores qualificados nos últimos 5 anos, pela Direcção da Educação da Cidade de Maputo, casoparticular dos professores que leccionam na Escola Primária do 1º Grau 3 de Fevereiro, na Cidade de Maputo.

9. Metodologia de investigação

Quanto aos meios de investigação vamos recorrer a pesquisa documental e bibliográfica, e algumas consultas a individualidades, a fonte de colecta de dados é primária e de material já publicado, com destaque para obras diversas, relatórios, material...
tracking img