Rituais de angola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

1. Introdução
2. Histórico
3. Conceitos
4. Características do Método Delphi
5. Funcionamento do Método Delphi
6. Vantagens e desvantagens do Método Delphi
7. Caso prático
O método Dephi no processo de planeamento da empresa Iluminax
8. Conclusão
Bibliografia

1. Introdução

Vive-se, atualmente, um período de transformações, que afeta os cenárioseconómico, político, cultural e empresarial. Este ambiente de evolução e desenvolvimento bastante acelerado cria oportunidades para o surgimento de novas formas de planeamento e realização de negócios, de utilização de recursos e de atendimento e relacionamento com clientes, fornecedores, funcionários, e também com a comunidade na qual as empresas estão inseridas.
Para isso, é preciso planear eformular estratégias que possam garantir à instituição uma posição privilegiada no mercado em que ela atua.
Todavia, é possível observar que as empresas que possuem um caráter empreendedor e maior flexibilidade na utilização de seus recursos, são as primeiras a se adaptarem às novas realidades e a superarem velhos paradigmas (TAIT E PACHECO, 1999).
Desta forma, os gestores dessas organizaçõesdevem utilizar técnicas administrativas inovadoras para superar os desafios supracitados. Dentre estas técnicas, algumas podem auxiliar a organização no processo de planeamento estratégico.
O presente trabalho, elaborado no âmbito da disciplina de Desenvolvimento Organizacional II, tem como objetivo relatar o seu aparecimento, descrever, seu funcionamento, apontar vantagens e desvantagens, eainda um caso prático do método Delphi.

2. Histórico

A primeira aplicação conhecida da técnica Delphi data de 1948 e foi documentada por Quade (in Pill, 1971, pp 57-71)[1]. O processo utilizou vários tipos de corridas de cavalos com o objectivo de prever os resultados das corridas. Embora a experiência se tenha mostrado promissora, alguns defeitos detectados na sua aplicação fizeram que sóem 1953 Dalkey e Helmer tenham de novo utilizado a técnica com algum significado, desta vez para recolher as opiniões de sete peritos sobre a guerra atómica como parte integrante do esquema de defesa dos EUA. Em 1959, Helmer e Resch, com "Epistemologia das Ciências não Exactas", procuraram conferir características científicas ao dispositivo em que se processava a elaboração de julgamentos esimulações por parte de peritos. Sem êxito, já que será Dalkey quem colocará o método do consenso baseado na opinião de peritos a meio caminho entre o conhecimento e a especulação (Dalkey, 1969, pp 1-5)[2].
A primeira aplicação da técnica Dephi com fins não militares foi feita por Helmer e Quale, em 1963, no planeamento das economias de países em vias de desenvolvimento. Contudo, a experiência queprovocou maior interesse, e que consagrou a técnica Delphi, foi realizada por Gordon e Helmer no âmbito de um programa de investigação da Rand Corporation e que consistia na previsão de acontecimentos tecnológicos feitos a partir de 1964 até ao ano 2010 (Pill, 1971, pp 57-71)[3].

3. Conceitos

* Weaver (in Farrel e Scherer, 1983, pp 51-60)[4] distingue entre Delphis exploratórios –utilizados para elaborar projecções de acontecimentos –, normativos – aplicados para promover a fixação de objectivos – e reactivos – em que é solicitado aos participantes para reagirem a informação previamente organizada, mais do que a gerar ideias.
* Para Levine (1984, pp 306-317)[5], a técnica Delphi seria o melhor método para estabelecer previsões a partir da opinião de peritos.
* Milholand(1973, pp 1272-75)[6] consideram-na uma maneira de ter acesso ao conjunto de conhecimentos de um grupo, enquanto que para Fink (1984, pp 979-93)[7] seria uma tentativa de obter opiniões de peritos de uma forma sistemática.
* Delp (s/d, pp 168-173)[8] define a técnica como um conjunto de procedimentos destinados a obter, agrupar e generalizar opiniões de peritos sobre um determinado...
tracking img