Blocos economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros.

O que são Blocos Econômicos?

São associações de países, em geral de uma mesma região geográfica que estabelece relações comerciais privilegiadas entre si e atuam de forma conjunta no mercadointernacional. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
Em outras palavras, blocos econômicos são reuniões, agrupamentos de países que têm como objetivo a integração econômica e social.
Uma crise no México, como a de 1994, afeta os Estados Unidose o Canadá – os outros países membros do Acordo de Livre Comércio da América da Norte (NAFTA), por exemplo.
Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais ocomércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.
Muitos países, com o intuito de se fortalecer economicamente, unem-se para alcançar mercados e verticalizar a sua participação e influência comercial no mundo. A criação de blocos econômicos estreitou as relações econômicas, financeiras e comerciais entre os paísesque compõem um determinado bloco econômico.
No plano mundial, as relações comerciais são reguladas pela Organização Mundial do Comércio (OMC), que substitui o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), criado em 1947.

Tipos de blocos econômicos:

Os blocos econômicos classificam-se em zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária. Na zona de livrecomércio, há redução ou a eliminação das taxas alfandegárias que incidem sobre a troca de mercadorias dentro do bloco. A união aduaneira, além de abrir mercados inteiros, regulamenta o comércio dos países-membros com nações externas ao bloco. Já o mercado comum garante a livre circulação de pessoas, serviços e capitais.
O que se espera com a formação de blocos econômicos é a intensificação econômica ea flexibilização comercial entre os integrantes.

Dentre os vários blocos econômicos, alguns aqui serão destacados. Uniao Européia (UE), Nafta, Mercosul, Apec, Pacto Andino.

União Européia (UE)

[pic]

A UE (União Européia) é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica. Os países integrantes são: Alemanha,Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República, Romênia e Suécia. Macedônia, Cróacia e Turquia encontram-se em fase de negociação. Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de direito emvigor.
O tratados que definem a União Européia são: o Tratado da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA), o Tratado da Comunidade Econômica Européia (CEE), o Tratado da Comunidade Européia da Energia Atômica (EURATOM) e o Tratado da União Européia (UE), o Tratado de Maastricht, que estabelece fundamentos da futura integração política. Neste último tratado, se destaca acordos de segurança epolítica exterior, assim como a confirmação de um Constituição Política para a União Européia e a integração monetária, através do euro.

Historico

O primeiro modelo de bloco econômico do mundo, o Beneluz, foi criado em 1.944 e seria o primeiro para a criação da UE. Naquela época era formado pela Bélgica, pela Holanda e por Luxemburgo; como era uma novidade, esta união atraiu a atenção...
tracking img