Turismo de compras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Conforme descreve MOLETA (2003, p. 07) que turismo de compras iniciou-se no século XVII, com o surgimento das grandes cidades européias, porém observamos que no século XV, época das grandes navegações, é importante salientar que os portugueses navegavam por oceanos para efetuar compra das especiarias nas Índias.
Na atualidade, fazer compras também é sinônimo de lazer, pois, ocomprador casual ou específico busca os principais pólos, com centenas de lojas, que tem os mais variados produtos, como eletro-eletrônicos, souvernirs, confecções, perfumes e etc., há lojas que vendem marcas famosas e também as marcas desconhecidas do grande público, para os mais variados gostos e bolsos.
"A idéia de transformar o comércio tradicional em turismo de compras, em uma opção atraente delazer capaz de motivar o deslocamento de inúmeras pessoas para determinados locais, (...) Sendo assim, o setor público, o privado e os núcleos receptores interessados nessa proposta turística devem estar preparados para adaptar sua a nova realidade". MOLETA (2003, p. 07)
As localidades que estão se especializando em turismo de compras, chegam a receber mais de 100 mil turistas a cada mês, isso nomês considerado comuns. Já nos meses de maior movimento como julho, novembro dezembro e janeiro, o numero dobra com turista de compra.
Porém, o marketing de venda utilizado procura chamar atenção do publico comprador, com mostra do potencial que pode ser encontrado a cada loja, formando um grande corredor de compras.
Existem localidades de compra, onde os shoppings centers, com ar-condicionado,praça de alimentação, recreação infantil e som ambiente, procuram promover o bom atendimento ao público.
E as localidades estão montando uma boa infra-estrutura básica e infra-estrutura turística, onde o turista, após efetuar as compras, pode parar e tomar um café, almoçar ou efetuar um lanche.
A segmentação do turismo no Brasil vem adquirindo importância e, acompanhando as tendênciasinternacionais, são os fatores positivos que estimulam a segmentação do mercado, pois o turismo promove a integração da sociedade para cada estilo de vida, e desta maneira o turista pode ser atendido de forma pessoal.
"O motivo da viagem, entretanto, é o principal meio disponível para se segmentar o mercado. Os maiores segmentos desse mercado, por afluência de turistas, são: turismo de descanso ou férias; denegócios e compras; desportivos; ecológico; rural; de aventura; religioso; cultural; cientifico; gastronômico; estudantil; de congresso, convenções, encontros e similares; familiar e de amigos; de saúde ou médico-terapêutico." BENI (2003, p. 153)
A segmentação do turismo no Brasil vem adquirindo importância, e acompanhando as tendências internacionais, os fatores positivos que estimulam asegmentação do mercado, pois o turismo promove a integração da sociedade para cada estilo de vida, desta maneira o turista pode ser atendido de forma pessoal, conforme afirma BENI:
"A segmentação traz enormes vantagens, como economia de escala para as empresas turísticas, aumento da concorrência no mercado, criação de políticas de preços e de propaganda especializada, e promoção de maior numero depesquisas científicas". BENI (2003, p. 153)
Hoje existe vários roteiro de turismo de compras, e este segmento transformou-se em uma realidade no Brasil.

1. Conceito de Turismo de compras
Segundo MOLETA (2003, p. 09) os estudiosos tratam o turismo de compras por turismo de negócios, porém, para SOUZA apud MOLETA existe uma grande diferença entre os dois segmentos, "turismo de compras trata-se deviagens organizadas por agências motivadas pelo lucro e comercialização".
Para que a localidade turística tenha existo, e que possa atrair um grande número de turista é necessário toda a infra-estrutura a disposição do turista, variando em quantidade e qualidade de acordo com o tipo de turismo na localidade, que segundo MOLETA (2003, p. 09) que diferem do turismo de negócios, tais como:
•...
tracking img