Turismo de compras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Turismo de compras no Brasil e no Mundo

1.Introdução
Turismo de compras ou consumo resume-se ao deslocamento de pessoas dentro dos padrões turísticos que são motivadas a fazer compras, visitando centro turísticos que oferecem qualidade, variedade e preço, tendo em vista suas especialidades ligadas a bom preço, exclusividade, arte, artesanato e na tecnologia avançada de produtos quenormalmente não são encontrados no meio habitual de origem do turista.

A História
Desde a antiguidade, o que hoje conhecemos como "turismo de compras" exerce uma função de extrema importância para o homem. A partir do Século XVII, com o surgimento das primeiras cidades européias, muitas pessoas passaram a se deslocar das regiões mais interioranas a fim de comprar os mais diversos produtos nessesgrandes centros comerciais em ascensão. Já no Século XV, por sua vez – época das grandes navegações intercontinentais –, portugueses e espanhóis atravessavam os oceanos em pequenas embarcações à vela com o objetivo de adquirir especiarias nas grandes e remotas feiras do Oriente.
A Alguns anos atrás o turismo de compras já existia, porém de uma forma simples e diferenciada dos dias de hoje. A pessoasreuniam-se na proposta de alugar um ônibus no intuito de viajarem para o Paraguai, e faziam suas compras, buscando melhores preços.
Essas áreas passaram a receber um público interessados em seus produtos e não em seus atrativos turísticos, o que aumenta a renda local, mas geralmente não traz melhorias à infraestrutura da cidade. As viagens de compras no Brasil são realizadas, em sua maioria, pormulheres, classe média, com duração média de 01 a 02 dias, não sendo necessária uma rede de serviços turísticos (hotéis e guias) para atendê-las.
Hoje em dia, as viagens executadas com esta finalidade tornaram-se também excelentes oportunidades de lazer, pois os consumidores, ao buscarem pólos especializados em determinados produtos, acabam encontrando nos destinos almejados uma infinidade deroteiros que conjugam as compras com os mais diversos tipos de atrativos e serviços ligados ao turismo. Logo, o reflexo positivo de tal estratégia costuma ser rapidamente percebido pelas localidades que investem neste segmento como alavancador do desenvolvimento turístico local.
Nesse sentido, o Turismo de Compras no Brasil vem acompanhando a tendência internacional e adquirindo uma importância cadavez maior para a economia dos destinos. Afinal, trata-se de uma atividade capaz de estimular vários setores da cadeia produtiva ao mesmo tempo – gerando impostos e divisas, incrementando a oferta de empregos (nos setores primário, secundário e terciário), estimulando o desenvolvimento da indústria e do artesanato, aumentando a qualificação da mão-de-obra local, e diminuindo a sazonalidade.Assim, com a geração de novos empregos, com a entrada de divisas e com o desenvolvimento de todos os setores econômicos, o Turismo de Compras normalmente enseja uma melhoria bastante significativa nas condições socioeconômicas das populações nos destinos receptores.

Turismo compras no Brasil
Figura 1

O Brasil dispõe de diversos destinos que são o foco para quem viaja com intuito de fazercompras.
Os destinos mais conhecidos na área do turismo de consumo são:
Manaus (AM), São Paulo (SP), Blumenau e Brusque (SC, gramado (RS) , Cianorte (PR) e Caruaru (PE).
Com o crescimento dos roteiros de turismo de compras no Brasil foi possível tornar realidade este segmento em todo o território nacional.
A região da serra fluminense vem se destacando muito neste segmento aonde o Projeto Tour daexperiência vem desenvolvendo nas atividades desde o inicio do ano . Uma área rica em historia cultura e beleza natural agora vêm atraindo muitos visitantes em busca de produtos de alta qualidade, sobre tudo os relacionados á indústria têxtil.
O Projeto Tour da Experiência em uma parceria entre o ministério de turismo e o SEBRAE que visa a estruturação e aplicação do conceito de Economia da...
tracking img