Aspectos introdutorios em ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

O princípio da contabilidade pode ser explicado através das necessidades e limitações humanas. Pois a mesma surgiu a partir das necessidades humanas de controlar bens e produções, ou seja, criações e agricultura, há mais de 3.000 anos a. c.

Conceito de contabilidade:

A contabilidade é a ciência que estuda a pratica as funções de orientação, controle e registro ligados aosatos e fatos da administração econômica.
De uma forma mais clara, podemos expressar que a contabilidade é um sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial.
Assim como Fayol já havia dito que a contabilidade “deve revelar a qualquer momento, a posição e o rumo do negócio. Deve fornecer informações exatas, claras e precisassobre a situação econômica da empresa.
Objeto e objetivo da contabilidade:
O objeto da contabilidade é o patrimônio e tem como objetivo analisar, mensurar, ou seja, dar valor, registrar e controlar o patrimônio. Tem também como objetivo fornecer constantemente informações sobre o patrimônio aos seus usuários.

Escrituração contábil:
A Escrituração contábil é o conjunto de lançamentoscontábeis. A Escrituração completa é composta pelos lançamentos contábeis e pelas demonstrações financeiras elaboradas no encerramento de cada exercício social. A escrituração contábil é o registro dos fatos contábeis de acordo com o método das partidas dobradas considerando o plano de contas observando os princípios e normas contábeis. Representa o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa.A Contabilidade na Gestão Empresarial – A importância da contabilidade para as empresas e para o Gestor.
A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais,previdenciárias e legais. O papel do contador é justamente amparar esse novo empreendedor para que ele possa verificar com exatidão toda a estrutura financeira, patrimonial e econômica da empresa. É importante saber o rumo certo a seguir, aplicar os recursos disponíveis com eficiência fazendo disso um fato decisivo para o seu crescimento.
Contabilidade Gerencial, em síntese, é a utilização dosregistros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade.
A gestão de entidades é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações - e a contabilidade é a principal delas.
Além do mais, o custo de manter uma contabilidade completa (livros diário, razão, inventário, conciliações, etc.) não é justificável para atender somente o fisco. Informaçõesrelevantes podem estar sendo desperdiçadas, quando a contabilidade é encarada como mera burocracia para atendimento governamental.

Demonstrações contábeis:

As Demonstrações Contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis deuso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados.
Balanço Patrimonial - É uma demonstração contábil que tem porobjetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data. Representando, portanto, uma posição estática da mesma.
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) - Destina-se a evidenciar a formação de resultado líquido do exercício, diante do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competência. A DRE, pode ser utilizada como indicadores...
tracking img