Telefonia celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA

Telefonía Celular
Turma: 142A - Fundamentos de Redes de Computadores

Glaucimar Cristiano de Almeida Luiz Henrique da Rosa Müller

1. Introdução a Telefonia celular
1.1 Fundamentos e Conceitos Básicos 1.2 Componentes básicos 1.3 Características do sistema celular 1.4 Mobilidade 1.5 Coberturas da célula 1.6 Interferência 1.7 handoffs

2. Conceitos emTelefonia celular 3. Freqüências de telefonia celular
3.1 Significados das bandas de freqüência. 3.2 A importância da freqüência.

4. Canais de telefone celular 5. Códigos de telefonia celular
5.1 Principais operadoras 5.2 Operadoras, Tecnologias e bandas

6. Celulares analógicos e digitais
6.1 Diferenças de transmissão 6.2 O fim da Tecnologia de telefonia analógica

7. Tecnologias de rede detelefonia celular
7.1 Geração (1G, 2G, 3G, 4G, 5G) 7.2 1G 7.3 2G e 2,5G 7.4 3G e 3,5G 7.5 4G 7.6 5G

8. Celulares multi-banda X celulares multi-modo

9. Torres de telefonia celular
9.1 Normas para torre de telefonia

10. Conclusão Final 11. Referencias Bibliográficas

1. Introdução a Telefonia celular
Vendo que a telefonia celular e um dos meios de comunicação mais utilizados nomundo, onde só no Brasil há uma expectativa segundo dados que haja mais de 250 milhões de celulares, isso deixa claro o cotidiano em que vivemos e rodeado e aglomerado por essa tecnologia, a idéia principal e passar uma abordagem dos conceitos e elementos da Telefonia celular que estamos a usufruir e passar pelos seus principais padrões empregados ao sistema, os seus conceitos de funcionamento, astecnologias implementadas para uso e ao imenso mundo do conceituada IMT-Advanced ou somente 5G.

1.1 Fundamentos e Conceitos Básicos
O objetivo dos primeiros sistemas móveis de tecnologia celular era o de obter uma grande área de cobertura através do uso de um único transmissor de grande potência, com uma antena situada em um local elevado. Embora funciona-se em uma cobertura boa, a quantidade deusuários era limitado. Um conjunto de freqüências era utilizado por toda a região e cada freqüência era alocada a um único usuário por vez, para evitar interferências.

O conceito celular foi uma grande descoberta na solução do problema de congestionamento espectral e limitação de capacidade de usuários que havia em sistemas de comunicações móveis até então. Esse conceito permite oferecergrande capacidade com limitações de espectro alocado, sem grandes mudanças tecnológicas. A FCC (Federal Communication Commission – órgão americano regulamentador de telecomunicações), em uma regulamentação de 22 de Junho de 1981 definiu o sistema celular como : “Um sistema móvel terrestre de alta capacidade no qual o espectro alocado é dividido em canais que são alocados, em grupos, a células quecobrem determinada área geográfica de serviço. Os canais podem ser reusados em células diferentes na área de serviço”. A idéia do celular constitui-se basicamente na substituição do transmissor único de alta potência por inúmeros transmissores de baixa potência, cada um executando uma cobertura a uma pequena região da área total. A cada um desses locais é instalado uma quantidade do número de canaisdisponíveis para todo o sistema. Às estações base são alocados diferentes grupos de canais, de forma que todos os canais disponíveis no sistema são alocados a um determinado número de estações vizinhas é feita de forma que a interferência entre estações base seja minimizada. Através do espaço das estações base bem como dos grupos de canais, os canais disponíveis serão distribuídos através da regiãogeográfica e poderão ser reutilizados quantas vezes forem necessárias, desde que a interferência entre estações de grupos de canais em comum seja mantida a níveis toleráveis. A primeira proposta de celular foi da Bell, feita à FCC, em 1971. Só anos mais tarde que veio a ser idealizado, mais precisamente 1983.

1.2 Componentes básicos
Os elementos principais em uma rede celular são: Estação...
tracking img