Aspectos introdutorios em ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
APÊNDICES 7
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 8
INTRODUÇÃO

O mundo desde sua existência sofreconstantes mudanças em todos os seus aspectos, com ele o homem também passa por sérias mudanças. Cresce no conhecimento, transforma seu comportamento, muda seus hábitos e se desenvolve cada vez mais sua capacidade de gerir seus próprios negócios e ou de terceiros.
Desde os primórdios o ser humano sente a necessidade de ter um conhecimento mais claro e palpável dos bens que possui. Com isso, antes mesmo dese ter uma definição de contabilidade, o homem foi descobrindo e desenvolvendo métodos de analisar, mensurar, registrar e controlar o seu patrimônio.
Neste, apresento os aspectos introdutórios em Ciências Contábeis abordando o conceito da contabilidade, a importância da contabilidade na gestão empresarial, a matemática, direito e administração na contabilidade.





DESENVOLVIMENTO“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à Administração Econômica.” D´áuria (apud PADOVEZE, 2000, p.49)

Podemos compreender a contabilidade como um instrumento eficaz nas tomadas de decisões dos usuários internos e externos de uma entidade, partindo do conceito da contabilidade como um sistema de informação que fornece relatóriosúteis revelando a atual posição econômica da entidade possibilitando aos administradores analisar as variações e composição do patrimônio para investimentos futuros ou cortes em seus gastos. Partindo do conceito da contabilidade como ciência encontramos a forma técnica que analisa e registra os fatos ocorridos no patrimônio da entidade.
O patrimônio da entidade tornou-se o objeto dacontabilidade, tendo o mesmo de um lado o conjunto de bens e direitos e de outro as obrigações a serem pagas. A finalidade da contabilidade e analisar, mensurar, registrar e controlar o patrimônio da entidade a fim de apresentar de imediato, sempre que necessárias, informações úteis aos seus usuários.
Toda a entidade deve sustentar um processo de escrituração dos seus atos e fatos administrativos, atransformação dos dados em informações e os relatórios da contabilidade se apresentam indissociáveis da gestão empresarial. Os registros dos fatos acontecem de acordo com o método das partidas dobradas, plano de contas e demais normas envolvidas e deve ser registrados nos livros diário e livro razão que será registrados em órgãos competentes.
Sem duvida a contabilidade é indispensável para a gestãoempresarial, ela pode ser aplicada no planejamento e projeção do fluxo de caixa através dos dados estatísticos vindo da contabilidade, no desempenho através do exame dos dados contábeis que responde se a empresa esta indo bem ou não, pode ser aplicada também na melhor elaboração do orçamento através do balanço patrimonial, já que são baseados em fatos reais.
Para uma melhor interpretação dacomposição dos fatos que afetam o patrimônio existem as demonstrações contábeis que são uteis a um grande numero de usuários nas tomadas de decisões econômicas. O balanço patrimonial evidencia qualitativamente e quantitativamente a posição patrimonial e financeira da entidade. O ativo compreende dos bens e direitos expostos no lado esquerdo do balanço e o passivo que compreende as obrigações e patrimônioliquido expostos no lado direito do balanço.
Defini-se a missão de uma entidade para entender alguma necessidade do ambiente externo. Sua missão de nortear os objetivos financeiros, humanos e sociais da empresa. Sua visão deve estar focada no futuro econômico da empresa, deve determinar os objetivos dos seus investimentos para alcançar o sucesso da empresa. Sem uma missão bem definida e uma...
tracking img