Tuina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TUINÁ

Tuiná é uma forma de massagem chinesa que procura estimular ou sedar os pontos dos meridianos do paciente, promovendo o equilíbrio da energia que flui por estes canais. O Tuiná pode ser usadonão somente para tratar doenças, mas para proteger a saúde e desenvolver o corpo, de forma que uma doença possa ser contida no seu início.
Frequentemente utilizada junto com outras técnicasterapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, o Tui Na é ensinado nas escolas de Acupuntura como parte da capacitação dos alunos para o trabalho em medicina Oriental.

O principal divulgador da técnica no Brasilé o mestre Liu Pai Lin, que afirma que o Tui Na é tão importante quanto a Acupuntura. O terapeuta de Tui Na deve compreender profundamente os princípios do diagnóstico e do tratamento segundo aMedicina Tradicional Chinesa. Só assim ele se torna apto a exercer uma arte terapêutica completa e eficaz.

Efeitos do Tuiná

Pesquisas modernas provam que o Tuiná melhora a microcirculação do sangue e dosistema linfático, que traz recuperação mais rápida para as várias lesões dos tecidos moles, tais como o deslocamento e a contusão. Além disso, porque o Sistema Nervoso, controlando a microcirculaçãodos órgãos internos, se conecta com a pele. O Tuiná, aplicado em pontos certos sobre a superfície do corpo, pode regular também a microcirculação dos órgãos internos que ajusta o funcionamento dosmesmos. É por isso que o Tuiná, podendo exercer efeito no Sistema Nervoso Central, pode ser usado para provocar anestesia, para baixar a febre nas crianças, ajustando a temperatura do corpo e para tratara hipertensão e a neurose.
Contra Indicações

Conforme a Enciclopédia Chinesa de Tuiná, as contra-indicaçãos não são absolutas na terapia pelo Tuiná. Para algumas doenças, a terapia pode ser usadacomo medida auxiliar para aumentar o efeito curativo e eliminar sintomas. Na prática clínica, deve-se prestar atenção ao seguinte:
* Geralmente falando, não é recomendável tratar pacientes com...
tracking img