O coronel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Sertão sempre foi assolado por coronéis, homens ricos, geralmente fazendeiros, e muito influentes, que acabavam por incursar também no meio político. E Ôlho d’Água das Flôres não escapou de serdominada por esses caudilhos, assim como toda a região sertaneja e, por algum tempo, todo o estado de Alagoas também. O último deles, com todas as características por todos conhecidas, que erampeculiares aos coronéis, foi Elísio da Silva Maia, de Pão de Açúcar, mais conhecido pelo povo como “Seu” Elísio. Dominou a política de cidades como Pão de Açúcar, Palestina, Monteirópolis e Ôlho d’Água dasFlôres, por exemplo. Em certo momento, tinha muita influência também no Palácio Floriano Peixoto.
Conta-se dele, principalmente depois que morreu, muitos “causos”, histórias, estórias, anedotas, ficandomuito difícil saber se algumas foram, realmente, verídicas ou não.
Algumas são muito engraçadas. Conta-se que, certa vez, agendara Elísio Maia uma viagem à Juazeiro do Norte, o Juazeiro do PadrinhoPadre Cícero de quase todos os sertanejos. Uma mulher, que era esposa de um seu empregado, sabendo da tal viagem, no dia da partida, à beira do carro, se dirigiu ao coronel:
¬Seu Elísio, eu queriapedir um negoço ao sinhô...
¬Diga o que é, respondeu o coronel.
¬Eu queria que o sinhô trouxesse prá mim uma imagem de Nosso Sinhô...
¬Tá certo, eu trago...
Virou-se o coronel para o motorista, edisse-lhe que se encarregasse da encomenda.
Já no Juazeiro, ao passar por uma das muitas lojas de artigos religiosos, o motorista lembrou ao coronel da promessa feita àquela mulher, tão temente a Deus.O coronel, incontinenti, ordenou que o motorista descesse do carro e efetuasse a compra da tal imagem.
O motorista desceu e, logo em seguida, voltou, perguntando ao coronel:
¬”Seu” Elísio, o sinhôse lembra se a mulé falou se era uma imagem do Sinhô Morto, ou do Sinhô Vivo?
O coronel “assuntou” um momento, e de chofre respondeu:
¬Meu filho, compre uma do Senhor Vivo, porque se não for essa...
tracking img