Fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAYOL, Henri ( 1841 - 1925 ).
Nascido na França foi um dos maiores pensadores europeus da ciência da administração durante as primeiras décadas do século XX. Formado em engenharia e geologia, teve trinta anos de experiência como diretor-geral de uma grande empresa metalúrgica e de mineração, a Commentry- Fourchambault-Decazeville.Embora tenha enfrentado uma ameaça de falência logo ao assumir adireção, à época de sua aposentadoria a empresa apresentava uma situação muito sólida e possuía o quadro administrativo mais competente da Europa. O sucesso de Fayol, como ele mesmo afirmava, não se devia às suas qualidades pessoais como administrador (que entretanto eram evidentes para todos), e sim ao fato de que os empregados seguiam princípios muito simples, que poderiam ser facilmenteassimilados e aprendidos.Na realidade, a análise da administração como uma questão separada da engenharia abriu caminho para a formulação de uma teoria da administração, o que talvez tenha sido a maior contribuição de Fayol para o desenvolvimento dessa área do conhecimento humano. Embora no princípio considerasse com pouca simpatia as contribuições de Taylor , Fayol percebeu rapidamente que os doisenfoques eram complementares. A diferença é que Taylor havia começado suas análises num extremo - no chão de fábrica - e ele no outro: no executivo em sua mesa de trabalho e no chão de carpete. No final da vida, Fayol dedicou-se a disseminar suas teorias sobre administração, inclusive aplicada a outros campos, como as organizações militares e governamentais. Recebeu a medalha de ouro da Societéd'Encouragement pour l'Industrie Nacional (Sociedade para o Estímulo da Industria Nacional) e a Medalha de Honra da Sociedade de LÍndustrie Minérale (Sociedade da Industria Mineral).Entre suas publicações mais importantes encontram-se as seguintes: Administration Industrielle et Générale: prévoyance, organisation, commandement, coordination et contrôle (Administração Industrial e Geral: previsão,organização, comando, coordenação e controle) de 1916, publicado no Bulletin de la Société de l'Industrie Minerale e republicado em 1925 em Paris (ed. Dunod) na forma de livro; l'Incapacité Administrative de l'Etat: les Postes et Telegraphes (A Incapacidade Administrativa do Estado: os Correios e Telégrafos), publicado em 1921 pela Revue Politique et Parlamentaire, e republicado no mesmo ano na forma delivro: L'Eveil de l'Esprit Publique (O Despertar do Espírito Público), publicado em 1927 depois de sua morte. |
-------------------------------------------------



 
FAYOL (HENRI 1841 – 1925)
Fayol, fundador da Teoria Clássica , nasceu Constantinopla e faleceu em Paris , vivendo assim as conseqüências da Revolução Industrial e da IGuerra Mundial. Formado em engenharia aos 19 anos, entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera, foi promovido a gerente aos 25 anos e mais tarde Diretor Geral com 47 anos, se aposentou em 1918, durante esse período salvou sua industria da falência.
Fayol coloca sua Teoria da Administração no livro Administration Industrielle et Générale , publicado em 1916. Nos últimos anos de sua vida,Fayol voltou-se para a administração pública, estudando os problemas dos serviços públicos e lecionando na Escola Superior de Guerra de Paris.
SEIS FUNÇÕES ESSENCIAIS DA EMPRESA
Fayol parte da proposição de que toda empresa pode ser dividida em seis grupos de funções. Ele via a organização como um corpo ("corpo empresarial") e as atividades deste eram divididas em seis funções:Técnicas, relacionadas com a produção de bens e serviços da empresa.
Comerciais, relacionadas com a compra venda e permutação / troca.
Financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais.
De segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.
Contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
Administrativas, relacionadas com as outras cinco...
tracking img