Fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Clássica da Administração

Introdução

No século XX, o panorama (ou perspectiva, perfil) industrial tinha características e elementos para inspirar uma Ciência da Administração: uma imensa variedade de empresas, com tamanhos diferenciados, problemas de baixos rendimentos dos recursos utilizados, desperdício, insatisfação generalizada entre os operários, intensa concorrência, altovolume de perdas por decisões mal formuladas, isso tudo levou a divisão do trabalho entre os que pensam e executam, os primeiros fixam os padrões de produção, descrevem os cargos estudam métodos e técnicas de trabalho. Esse panorama levou os autores clássicos a desenvolver uma Ciência da Administração.
Nos Estados Unidos, Taylor desenvolvia a Administração Científica, com ênfase nas tarefas, nooperário em si. O objetivo principal das duas teorias era o mesmo: a busca da eficiência das organizações.
De um lado Taylor se preocupava com a realização das tarefas, de outro, Henry Fayol, desenvolveu uma teoria para o corpo administrativo da empresa. Daí o nome de Teoria clássica da administração. Esta ao dar ênfase à gerência complementa o trabalho de Taylor. Uma vez que ambas abrangem a empresacomo um todo no que diz respeito a controle.

Quem foi Jules Henri Fayol?

Jules Henri Fayol nasceu em 29-07-1841 em Constantinopla que hoje é Istambul, capital da Turquia. Filho de franceses, Seu pai, André Fayol, um contramestre em metalurgia, casou-se com Adélaide Saulé e teve três filhos, Marie Henriette, Madaleine e Henri Joseph.

Formado em engenharia de Minas em St. Etienne, aos 19anos, passou a trabalhar em uma empresa de minas, metalúrgica e carbonífera. Fayol desenvolveu sua carreira de engenheiro, administrador e como teórico de gestão e foi considerado o primeiro pensador da gestão e o pai da idéia da organização estrutural das empresas por funções. Vivendo as conseqüências da Revolução Industrial, tornou-se Gerente de Minas aos 25 anos. Em 1888, aos 47 anos, assumiu adireção geral da mineradora de carvão francesa COMMENTRY-FOURCHAMBAULT-DECAZEVILLE, que estava à beira da falência, porém conseguiu re-estabelecer a saúde econômica financeira da empresa. Após seus 58 anos de estudos, pesquisa e observação, reuniu suas teorias na obra ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL GERAL, em 1916 em "Administração Industrial e Geral", que trata a gestão a nível organizacional, numaanalogia ao corpo, na qual todos os membros deveriam trabalhar e coordenar esforços para chegar a objetivos comuns.

Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde semanalmente reuniam-se pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores estavam alguns nomes como: Luther Guilick,James D. Mooney, Oliver Sheldon e Lyndal F. Urwick.

Nos últimos anos de sua vida, Fayol voltou-se para a administração pública, estudando os problemas dos serviços públicos e lecionando na Escola Superior de Guerra de Paris.

Os 14 princípios gerais da Administração para Fayol

Fayol refletiu sobre sua própria experiência como gerente e identificou diversas técnicas ou métodosadministrativos que havia aplicado e que, em sua opinião, haviam fortalecido o corpo organizacional ou tinham-no ajudado a funcionar. Apesar dos receios de que pudesse ser mal interpretado (como foi), dado que se poderia pensar que estivesse propondo leis universais ao chamar de princípios a esses procedimentos, Fayol propôs quatorze deles, argumentando com os leitores, conforme uma citação que diz, "... nãoexiste nada rígido ou absoluto quando se trata de problemas de administração, é tudo uma questão de proporção". Consequentemente, se encararmos a lista de princípios a seguir como um conjunto de tópicos importantes e diretrizes que em certos casos os gerentes podem aplicar a nossa atitude estará próxima do espírito que foram originalmente sugeridos.

1. Divisão do trabalho: consiste na...
tracking img