Diversoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1 HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

Podemos dizer que a contabilidade surgiu junto com a humanidade, pois desde que se teve a necessidade de fazer um controle de materiais há indícios de registros contábeis. Os primeiros registros encontrados de escriturações são dos egípcios a 2000 a.C, depois os fenícios que começaram com a necessidade de ter um domínio sobre o comércio.Antigamente a contabilidade era feita somente sobre a parte quantitativa, o controle era pelo método da contagem, onde na argila era desenhado o objeto que estavam contando e embaixo dele quantas unidades havia. Quanto mais crescia o capital e seus bens em geral aumentavam, a vontade de possuir mais bens aumentava em igual proporção. Em consequência disso começaram a manter registro do seu patrimônio edas atividades diárias, também nessa época não eram feitas compras e vendas, somente a troca de mercadorias, por isso o controle teria que ser maior para saber quanto valia o que você tinha e o valor do que queriam fazer a troca.
À medida que se passavam os anos, as operações ficaram mais complexas, surgindo as primeiras contabilidades particulares, estas não fazendo somente escriturações, masapurando as receitas, despesas e o resultado do exercício.
Em 1949, na cidade de Veneza Frà Luca Pacioli escreveu seu Tratado De Escrituração de Contas, falando do conhecido e ainda utilizado método das partidas dobradas que já era utilizado no século XIV na região norte da Itália. Pacioli dizia sobre o que era necessário para ser um verdadeiro mercador, como fazer um inventário, as disposiçõesque ele tratava como a parte mais importante de seu livro.
No Brasil, os fatos e atos administrativos começaram a ser escriturados com a vinda da família real de Portugal, pelo Tesouro Nacional.
O aprimoramento e o desenvolvimento da contabilidade foram em virtude do capitalismo, que nos séculos XII e XIII aumentaram seu processo de produção o que gerou a acumulação de capita, assim necessitandode um controle mais específico sobre cada matéria com a necessidade de informações mais precisas e rápidas que se obtinham por meio das escriturações.
Hoje a escrituração não se restringe a ser feita somente para um aspecto fiscal, ela passa a ser ainda mais importante para as empresas, dando informações mais precisas sobre seu dia a dia financeiro e administrativo.

2.2 PROCESSOS DEESCRITURAÇÃO E SEUS ELEMENTOS


Os processos da escrituração segundo NEVES e VICECONTI (2003, p.60) podem ser:
a. “Manual (escrituração manuscrita);
b. Semi-mecanizada (efetuada em máquina de escrever comum com ou sem dispositivos apropriados ao processo);
c. Mecanizada (efetuada em máquina de contabilidade apropriada ao processo de escrituração);
d. Eletrônico (com a utilização de computadores).”Atualmente, devido sua praticidade com programas que geram as dados mais rapidamente e com maior precisão, o meio de escrituração mais utilizado é o eletrônico. Os métodos tidos como mais antigos ainda são utilizados e tem a mesma legitimidade, porém, os meios computadorizados hoje são mais cômodos.
Para realizar os lançamentos, que são registros de fatos contábeis, pelo método das partidasdobradas, o saldo devedor representa aplicação do recurso e o saldo credor a origem do recurso.
2.3 MÉTODOS DE ESCRITURAÇÃO

Os meios que são utilizados para fazer o registro dos fatos administrativos e dos atos mais relevantes que alteram o patrimônio são titulados de métodos de escrituração. Entre os métodos mais conhecidos e aplicados encontram-se o Método das Partidas Simples, o Método dasPartidas Dobradas e o Método das Partidas Mensais.

2.3.1 Método das Partidas Simples

É um método onde são registradas somente contas específicas, com um controle de um só elemento, é também conhecido como unigrafia. Podendo citar o livro caixa, lá sertã controlado unicamente o dinheiro disponível em espécie, suas entradas e saídas, sem levar em conta os outros elementos, não são obtidos...
tracking img