Tributos incidentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
São considerados tributos incidentes sobre as vendas aqueles que guardam proporcionalidade com o preço da venda, mesmo que integrem a base de cálculo do tributo.
 
IPI e ICMS SOBRE VENDAS
 
OIPI e o ICMS incidente sobre vendas deve ser deduzido da receita bruta na determinação da receita líquida de vendas.
 
O IPI, quando destacado na nota fiscal e cobrado do cliente, é contabilizadodiretamente em IPI a Pagar, no passivo circulante.

Entretanto, há empresas que, por necessidade de controle ou formação de estatísticas e gerenciamento, contabilizam o IPI destacado (como também oICMS cobrado por substituição tributária) em contas de resultado.
 
Neste caso, sugere-se a adoção da seguinte estrutura de contas:
 
FATURAMENTO BRUTO
(-) IPI Faturado
(-) ICMS SubstituiçãoTributária
(=) RECEITA OPERACIONAL BRUTA
 
PIS E COFINS SOBRE VENDAS
 
Os valores das contribuições PIS e COFINS incidentes sobre a receita de vendas serão debitados em contas próprias de resultado,tendo como contrapartida contas do passivo circulante, desta forma:
 
D - PIS sobre Vendas (Resultado)
C - PIS a Recolher (Passivo Circulante)
 
e
 
D - COFINS sobre Vendas (Resultado)
C -COFINS a Recolher (Passivo Circulante)
 
ISS SOBRE VENDAS
 
A contabilização do ISS - Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza segue o mesmo procedimento adotado no registro do ICMS sobrevendas.
 
Assim como ocorre com o IPI e o ICMS, a escrituração do ISS poderá ser feita Nota Fiscal por Nota Fiscal, no final do dia, pela soma das Notas Fiscais ou, mensalmente, com base na escrituraçãodo livro fiscal próprio.
 
Caso a empresa opte pela escrituração resumida, ou seja, quando efetuar os lançamentos em partidas mensais, o registro contábil poderá ser efetuado com base no livrofiscal destinado a apuração do referido tributo.
 
Na Demonstração do Resultado do Exercício a conta "ISS s/Venda de Serviços" será inserida como item redutor da Receita Bruta de Vendas de Serviços,...
tracking img