Tribunal de nuremberg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIA

1. Quais são as principais críticas ao Tribunal de Nuremberg?

Existem três críticas principais ao Tribunal de Nuremberg:
A primeira delas é que ele foi um Tribunal mais político doque jurídico, pois os vencedores da 2ª guerra mundial (EUA, Inglaterra, França e URSS) julgaram os perdedores (Alemanha nazista) e era consenso entre os aliados mostrar sua superioridade sobre osnazistas. Além disso, é muito difícil que haja imparcialidade nesse contexto, tanto que só os crimes nazistas foram julgados enquanto os crimes dos aliados passaram despercebidos.
A segunda principalcrítica é que o princípio da legalidade no Direito Penal não foi respeitado. Na época os atos praticados pelos acusados não eram crime e o Tribunal criou normas para aplicação retroativa, ferindo assimo princípio acima citado. Portanto, do ponto de vista jurídico, delito é toda conduta que o legislador sanciona com uma pena e no caso dos nazistas a defesa utilizou-se do princípio nullun crimensine lege (sem lei não há crime).
A terceira crítica é que este foi um Tribunal de exceção, ou seja, ele não existia e foi criado exclusivamente para esse julgamento. O correto seria que o Tribunalexistisse antes da ocorrência do fato julgado.

2. Quais foram os principais pontos positivos extraídos do Tribunal de Nuremberg?

Pode-se considerar pelo menos dois pontos positivos no Tribunal deNuremberg. O primeiro deles foi a revitalização do jusnaturalismo. Os crimes nazistas eram legitimados pelo Direito Positivo, por isso fez-se necessário buscar na fonte do Direito Natural argumentospara condenar os réus. Os defensores dessa tese pressupõem a existência de um Direito acima das normas jurídicas vigentes, construídas pelo legislador. Um Direito ideal e consequentemente mais justo eque serve justamente para combater governos totalitários.
O segundo principal ponto positivo do Tribunal foi que pela primeira vez na história criou-se um Tribunal Penal Internacional que foi...
tracking img