Tribos urbanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA

TRIBOS URBANAS: A Tribo dos Tatuados

SÃO PAULO
2012

TRIBOS URBANAS: A Tribo dos Tatuados

Trabalho de aproveitamento da disciplina de Homem e Sociedade do curso de Engenharia apresentado à Universidade Paulista – UNIP

SÃO PAULO
2012

Sumário
Sumário 3
1. INTRODUÇÃO 1
2. ORIGEM E HISTÓRIA DA TATUAGEM 2
3. TATUAGEM NO BRASIL 4
4. A TRIBO URBANA DATATUAGEM 5
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
6. REFERÊNCIAS 8
7. Fotos da equipe durante o trabalho 9

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos falar sobre tribos urbanas. O que são e que impacto causam na sociedade.
Em especial discorreremos sobre a “tribo dos tatuados”, que no início de nossa pesquisa achávamos que não se encaixaria nas “tribos urbanas”. Mas, tribos urbanas são pessoas que serelacionam por causa de um ideal em comum, sejam hábitos, valores culturais...
Então decidimos procurar entender o universo das pessoas que têm tatuagem, por que elas fazem tatuagem, qual a motivação para fazê-las? O que essas tatuagens representam, o que querem dizer, que mensagem querem transmitir? E descobrimos que existem sim pessoas que se tornaram amigas por causa da tatuagem, vão a eventospor causa da tatuagem, se tornaram um grupo em prol da tatuagem. Essas pessoas formam a tribo.
Tatuagem ou dermopigmentação (“dermo” = pele / “pigmentação” ato de pigmentar, ou colorir) é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e antigas do mundo. Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana que, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução depigmentos por agulhas. Esse procedimento foi, durante muitos séculos, completamente irreversível (mesmo atualmente as técnicas de remoção podem deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele). A motivação para os cultuadores dessa arte é ser uma obra de arte viva e permanente durante a vida.









2. ORIGEM E HISTÓRIA DA TATUAGEM

Há mais de 3.000 anos já existiam formasde expressão como a tatuagem. Essas formas eram impressas para distinguir uma comunidade. Nos primórdios as pessoas se tatuavam para relatar marcos de sua vida. Por exemplo o nascimento, puberdade, reprodução e morte. Também era utilizado para relatar marcos da vida sócia como o casamento, celebrar a vida, entre outros.
A tatuagem também marcou passagem na era cristã, pois servia para identificaros cristãos. Símbolos como a cruz, o peixe, letras gregas, os identificavam.
Em 1512, Henri Estienne, um explorador francês, quando esteve no Brasil, se impressionou com os nativos, com os rostos decorados com cicatrizes azuladas. Quando voltou para a França, levou consigo uns índios para mostrá-los perante a corte francesa.
Outro europeu a falar sobre as cicatrizes dos escravos no Brasil foiFerdinand Denis (1798-1890), historiador francês. Passando pelo Rio de Janeiro, na primeira metade do século XIX, afirmou que era chocante ver os negros seminus na rua, com tatuagens bizarras que servia para conhecer suas nações. Denis se referia às cicatrizes intencionais, mas já emprega em francês, a palavra “tatuagem”.
O termo Tatuagem passou a ser usado também pelo inglês James Cook depois queele conheceu uma sofisticada tradição desenvolvida na Polinésia, no século XVIII. Lá os nativos usavam espinhas de peixe finíssimas, ou ossos de passarinho, para perfurar a pele e injetar um pigmento feito à base de carvão e ferrugem. Na língua deles, chamavam de tatau. Injetam pigmento preto sob a pele de tal modo que o traço se torna indelével. A palavra era uma onomatopeia do som emitido pelosinstrumentos utilizados na confecção de suas tatuagens. Daí então a versão em inglês: Tattoo.
Foram os marinheiros ingleses que difundiram essa prática pelo mundo. Desenhos de animais marinhos, caveiras e embarcações mostravam as aventuras desses homens pelo mar. Sendo eles de pouca condição financeira e influência social, fizera a tatuagem popular entre os guetos, prostíbulos, tavernas...
tracking img