Tribo urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Centro de Tecnologia do Vestuário de Blumenau
CURSO TÉCNICO EM MODELAGEM DO VESTUARIO
TRABALHO DE MERCADO DE MODA E VESTUARIO
TRIBOS URBANAS – PUNKS
MARTA PAPKE DA SILVA PASOLD
Blumenau, 27/10/2011

1. TRIBOS URBANAS
O Mercado da Moda manifesta-se em vários segmentos na sociedade, onde cada grupo tem seu modo de se expressar através daendumentária, neste sentido é importante abordar alguns aspectos interessantes sobre Tribos Urbanas.

As tribos urbanas, também chamadas de subculturas ou subsociedades (ou metropolitanas ou regionais) são constituídas de microgrupos que têm como objetivo principal estabelecer redes de amigos com base em interesses comuns. Essas agregações apresentam uma conformidade de pensamentos, hábitos e maneirasde se vestir. Um exemplo conhecido de tribo urbana são os punks. Segundo Michel Maffesoli, o fenômeno das tribos urbanas se constitui nas "diversas redes, grupos de afinidades e de interesse, laços de vizinhança que estruturam nossas megalópoles. Seja ele qual for o que está em jogo é a potência contra o poder, mesmo que aquela não possa avançar senão mascarada para não ser esmagada por este".

Aexpressão "tribo urbana" foi criada pelo sociólogo francês Michel Maffesoli, que começou usá-la nos seus artigos a partir de 1985. A expressão ganha força três anos depois com a publicação do seu livro Le temps des tribus: le déclin de l'individualisme dans les sociétés postmodernes. Neste sentido, a grande maioria das Tribos Urbanas é composta por jovens com hábitos, valores culturais, estilosmusicais e/ou ideologias políticas semelhantes, mais comuns em grandes metrópoles, por esse motivo são chamadas de Urbanas. Normalmente jovens e adolescentes usam da sua aparência para manifestar suas opiniões e protestos, mas não quer dizer que os mesmos ideais resultem a mesma tribo, isso varia de lugar e cultura diferente.
Algumas tribos passam com o passar dos anos, outras, porém permanecemevoluindo junto com a nossa sociedade, sem deixar de manifestar princípios políticos culturais. Desde os primórdios que o ser humano tem a necessidade de não somente viver em grupo, mas de se caracterizar um com o outro, expressando preferências e costumes. Mas nada disso impede que você tenha seu gosto e possa viver sua individualidade, a sociedade é uma necessidade do ser humano, mas não umaobrigação de ser igual porque todos parecem ser iguais.

Qual a sua tribo?

2. PUNKS
A partir deste trabalho, tomamos comoreferencia os Punks para falar um pouco da caracterização e sentido ideologico de uma tribo urbana.
Os Punks são uma das tribos urbanas mais conhecidas e a moda é, junto à música, o aspecto cultural mais característico e evidente do punk.
O termo moda, no entanto, não é bemaceito pela maioria dos punks e influenciados pela cultura punk, pois, é entendido estritamente como modismo, aceitação social, comércio e/ou mera aparência.

Costuma-se empregar o termo estilo, com o significado de "roupa como afirmação pessoal" (apesar deste também ser um dos significados da palavra moda), ou mais comumente ainda o termo visual, utilizado em quase toda a cultura alternativabrasileira, não somente no meio punk.

O estilo punk pode ser reconhecido pela combinação de alguns elementos considerados típicos (alfinetes, patches, lenços à mostra no bolso traseiro da calça, calças jeans rasgadas, calças pretas justas, jaquetas de couro com rebites e mensagens inscritas nas costas, coturnos, piercings, tênis converse, correntes, corte de cabelo moicano,(colorido ou espetado,etc.) ou Spike (espetado dos lados, atrás e em cima) e em alguns casos lápis ou sombra no olho, sendo esta combinação aleatória ou de acordo com combinações comuns à certos sub-gêneros punk, ou ainda o reconhecimento pode ser pelo uso de uma aparência que seja desleixada, "artesanalmente" adaptada e que carregue alguma sugestão ou similaridade com o punk sem necessariamente utilizar os itens...
tracking img