Tribos urbanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÂO

Tribo urbana é o nome dado a um grupo de pessoas com hábitos, valores culturais, estilos musicais e/ou ideologias políticas semelhantes. Algumas tribos são alternativas à ordem social baseada na organização familiar, outras são apenas nomes genéricos dados a determinados grupos de pessoas.
Tribos são mais comuns em grandes metrópoles, por esse motivo são chamadas de tribosurbanas. Todos os movimentos de contracultura são tribos urbanas, porém, nem todas as tribos urbanas são movimentos de contracultura.
Uma tribo jovem não é determinada por sua ideologia política, pois, nesse caso, o movimento hippie e o movimento punk seriam iguais. Apesar de ambos serem movimentos anarquistas, as atitudes dos hippies e dos punks são muito diferentes.
Existe um grande número detribos urbanas. Este trabalho aborda a tribo dos tatuados. Em diversas culturas de distintas complexidades, a tatuagem mobiliza olhares, reflete sentimentos, classifica e ordena subjetivamente o fluxo intermitente de indivíduos que lhe servem de tela e que nela buscam distinções simbólicas. Formando uma espécie de linguagem, os desenhos da epiderme apresentam uma “gramática”. Por isso, a importânciade pensar a identidade de grupos ou indivíduos a partir da tatuagem que opera como dispositivo de comunicação e identificação tanto individual quanto coletiva.

2. TRIBOS URBANAS
A pós-modernidade caracteriza-se por trazer consigo todas as mudanças culturais e sociais, resultantes do triunfo do capitalismo sobre o socialismo real, e do declínio de um individualismo hegemônico, damodernidade fundada na máxima da razão, e nos princípios iluministas. O que vem alterar a percepção da realidade do indivíduo, que é obrigado a redefinir suas práticas cotidianas e estar exposto às diferenciações de experiências a serem vivenciadas. Acarretando o declínio das tradições e a acelerada pluralização de grupos primários, a chamada dessocialização causada pela cultura de massa, que resulta naconstituição de um novo enfoque às subjetividades, designando novas noções de hábitos e valores nos quais as tribos urbanas encenam um novo cenário (CARDOZA, 2011).
O fenômeno das tribos pode não apenas ser de um todo observado no universo jovem, porém é neste universo que ele mais se perpetua, constituindo a realização da idéia do “ser jovem” como sendo sinônimo da adequação em um universo,ou em uma tribo que tenha o reflexo do moderno e do arrojado, e é esta idéia ou ideal que é vendido maciçamente na sociedade de consumo, vivendo-se o “mito da novidade”, o qual transforma o jovem, e sua idéia acerca de sua auto-imagem, em produtos próprios do mercado de consumo. Ou seja, a transitoriedade e o imediatismo se congregam numa certa apologia do presente vivida na tribo, não havendoprojetos futuros ou preocupações com o destino da tribo. É o próprio movimento do consumo que determina o futuro destas tribos (COUTINHO; CARDOZA, 2011).
As tribos têm crescido assustadoramente nos últimos anos nos centros urbanos, por motivações das mais variadas. A maioria dos jovens se unem por um gosto musical, que acaba por refletir no estilo que a tribo adota, tanto na roupa como atémesmo na atitude deles em relação à sociedade. É o caso dos punks que usam sua forma de expressão para contestar o modo de vida consumista que caracteriza ao mundo contemporâneo (TESSARI, 2011).
Muitas dessas tribos surgiram da necessidade causada pelo crescimento do individualismo nos últimos tempos. Isso fez com que quem não estivesse satisfeito com esse isolamento procurasse em outraspessoas descontentes a afinidade necessária para poder desenvolver-se socialmente. Esse fato é mais marcante nos adolescentes, que carregam esse sentimento de vazio diante do mundo e sentem a necessidade de integrar-se com outros para ascender individualmente (TESSARI, 2011).
O fato dos jovens buscarem cada vez mais grupos que tenham gostos semelhantes com os seus revela a formação de uma...
tracking img