Tribologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário


Introdução 3
1. Tribologia 5 1.1Superfícies tecnicas 5
1.1.1 Avaliação de textura superfial (Rugosidade) 6
1.2 Atrito7
1.3 Desgaste 10
1.3.1Introdução ao desgaste 10
1.3.2 Definição10
1.3.3Generalidades 11
1.4 Lubrificantes 13
2. Conclusão 15
3.Referências Bibliográficas 16

Introdução
A palavra tribologia é derivada das palavras grega TRIBOS que significa atrito, e
LOGOS que significa estudo, de forma que uma tradução literal significa 'Estudo do Atrito', ou a ciência que estuda o Atrito. Tribologia é definida como “A ciência e a tecnologia da interaçãoentre superfícies com movimento relativo e dos assuntos e práticas relacionadas”. A palavra tribologia, em sua atual conotação, surgiu pela primeira vez na Inglaterra, em 1966, em um relatório do Departamento de Educação e Ciência. Embora a palavra seja nova, o assunto a que se refere não o é, incluindo os tópicos relativos ao atrito, desgaste e lubrificação. A invenção da roda ilustra bem apreocupação do homem em reduzir o atrito nos movimentos de rotação e consequentemente de translação, e essa invenção é anterior a qualquer registro histórico existente. A necessidade de nosso envolvimento com problemas tribológicos de atrito e desgaste é perfeitamente justificável pois esses fenômenos afetam quase todos os aspectos de nossa vida. Não estão restritos as máquinas que usamos e a seus mancais.A ação de juntas animais é uma situação tribológica e a cura de doenças como a artrite é devida, em grande parte, ao conhecimento dos tribologistas. Nós dependemos também do controle do atrito em atividades de laser, como escaladas de montanhas, esquiar ou imprimir movimentos relativos a bolas de tênis, vôlei, basquete ou futebol. Segurar, cortar e escovar são outras manifestações da tribologiano nosso dia a dia, enquanto limpar os dentes é um processo controlado de desgaste, onde se deseja evitar o desgaste do esmalte e eliminar filmes indesejáveis. A habilidade de caminhar é dependente da existência de atrito apropriado, de modo que os efeitos tribológicos tiveram uma grande influência no processo de evolução.
Podemos verificar o efeito do atrito na evolução considerando odesenvolvimento do
movimento de translação sobre a superfície terrestre ao longo do tempo. Na figura 1 a resistência à translação é representada pela relação resistência/peso, a qual pode ser considerada como um coeficiente de atrito equivalente. O gráfico mostra, ao longo da linha G, como evoluiu a facilidade translação com o tempo, desde os primeiros movimentos rastejantes, até o movimento dos atletasmodernos. Note-se que as escalas na figura não são lineares, mas logarítmicas, o que torna a forma das curvas um tanto enganosas.
O homem moderno, a partir de cerca de 10.000 anos atrás, usou sua inventividade para obter melhores desempenhos do que o permitido pelo desenvolvimento fisiológico dos animais. O uso de lubrificantes e o desenvolvimento da roda mostraram-se muito vantajosos, como pode...
tracking img