Treinamento e desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

FACULDADE ANHANGUERA DE SUMARÉ

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Profª Elisabete Donadon

Ano/Turma: 4 A

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

ATPS ETAPAS 1 E 2.

MAURI ROBERTO ASSUAD RA:1001793789

GABRIELA M. DA C. LOMELINO RA:1034970797

SANDRA CRISTINA FERREIRA RA:2041972033

JAIME DA C. LOMELINO NETO RA:1034970208Sumaré/SP

2011

A importância do treinamento nas organizações

ETAPA 1

O objetivo deste estudo é o de avaliar o atual Programa de Treinamento de uma indústria de papel e celulose, localizada no estado do Paraná, do ponto de vista dos colaboradores. A coleta de dados consistiu em pesquisas realizadascom o Analista de Recursos Humanos, por meio de entrevista aberta e com trinta colaboradores da empresa por questionários estruturados, aplicados entre abril e maio de 2011. Os resultados apontaram satisfação dos colaboradores com os treinamentos ofertados, uma efetivaparticipação e também a geração de aprendizado no programa, o que contribui para indicar os pontos positivos e os eventuais aspectos a serem melhorados na organização, pois o método de estudo de caso oferece oportunidade de inúmeras pesquisas na área da administração, aprimorando sempre as estratégias da empresa.
Atualmente, o impacto do treinamento nas organizações tem se tornado um
grande foco de estudo,no qual se busca aprimorar o desempenho, atitudes e habilidades das pessoas. Entre outros aspectos, busca inclusive avaliar o retorno de investimentos em termos de produtividade, sendo uma importante ferramenta para se mudar a cultura e o modo como a organização trabalha.
Intensas mudanças ocorrem nas organizaçõescontemporâneas e, para
manter um padrão de qualidade, o desafio é buscar desenvolvimento dos seus
colaboradores e sua qualificação é fundamental.
Este artigo tem como objetivo principal avaliar a opinião dos colaboradores de
uma indústria de papel e celulose com relação ao treinamento ofertado e almejado pela organização.Foram verificados também, como objetivos específicos: identificar o atual estágio da gestão do programa de Treinamentos da organização; A possibilidade da adoção de práticas que melhorem seu desempenho, colocando-as em condições de enfrentar concorrentes provenientes de outros países e eventualmente auxiliar na consolidação de negócios com países importadores deseus produtos; e a conectividade do treinamento com objetivos estratégicos da empresa e seus talentos, para que aumente a competitividade e os resultados da empresa.

Examinando os principais desafios da organização, tais como: atrair,
capacitar e reter talentos, formar o perfil de profissional demandado pelo setor e investigar as práticas de auto-desenvolvimento possíveis de serem implementado,o artigo justificou se buscando novos resultados para a tomada de decisão na organização, e estudos posteriores que complementem a linha de pesquisa.
Para o delineamento da pesquisa, foi adotado o método do estudo de caso,
analisando uma situação particular e única como estratégia para apontar os pontos relevantes, analisando também, suas vantagens e desvantagens, sendo usado em situaçõescontemporâneas. Um estudo de caso refere-se a uma análise intensiva de uma situação particular (TULL apud BRESSAN, 1976, p 323).
A preferência pelo uso do Estudo de Caso deve ser dada quando do estudo
de eventos contemporâneos, em situações em que os comportamentos relevantes não podem ser manipulados, mas onde é possível se fazer observações diretas e entrevistas sistemáticas (YIN apud BRESSAN,...
tracking img