Treinamento e desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O treinamento e desenvolvimento são considerados as ferramentas mais importantes do RH, onde estes têm por objetivos repassar todos os conhecimentos para o profissional, para que estes desempenhemcom mais sucesso suas funções, renovando as práticas antigas para práticas modernas, melhorando a produção através da motivação. Assim o trabalhador produzirá mais e melhor, além de estar preparados comas mudanças que ocorrem constantemente.
Conforme nos diz Marras (2001, p. 149) o processo de treinamento está dividido em quatro etapas:
1º Diagnostico do treinamento: verificam qual a situação daorganização em relação ao ambiente de trabalho, quais os colaboradores que devem ser treinados e o que estes precisam aprender. Deste modo deve ser observado se o profissional está totalmente afastadodo que é exigido pelo cargo, então o treinamento deve ser intensivo, outro caso ocorre se o profissional atender somente parte do que o cargo exige, então o treinamento pode ser menos “agressivo”,como também pode ocorrer com aquele profissional que somente possui algumas características faltantes, então o treinamento pode ocorrer de forma mais amena.
2º Planejamento e Programação: como o nomejá nos diz planejamento é planejar, organizar o que será aplicado no treinamento, de que forma este deve ocorrer. Para isto torna-se necessário um estudo de quais são os recursos disponíveis e quaissão as necessidades da organização.
Também, deve-se observar a programação do treinamento, analisar e coordenar as ações deste. Neste momento ocorre a verificação da viabilidade da implantação dotreinamento. Se este irá suprir as necessidades exigidas e quais os benefícios que trarão para a empresa.
3º Execução do Treinamento:

A execução do treinamento centra-se na relação instrutor –treinando. Os instrutores podem ser pessoas da própria organização ou de fora, especialistas ou experientes em determinada área ou atividade, que transmitem suas instruções de maneira organizada aos...