Treinamento e desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA
PRÁTICA


TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO FERRAMENTAS PARA O FUTURO


Autores: Senaldir de Oliveira Pedro, Everton Jerônimo da Silva, Maria Aparecida Conceição e Rafael Alberti Minor
Professora Orientadora: Monica Seixas de Oliveira Mello
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão Pública (GPU 0036) – Modulo I
13/06/2012


1 - Treinamento eDesenvolvimento

O Objetivo geral é transmitir informações sobre o processo de treinamento e desenvolvimento, seus conceitos e suas diferenças. As etapas do processo de treinamento, o diagnostico das necessidades de treinamento. Uma visão detalhada da programação de treinamento onde se procura utilizar os melhores recursos didáticos. Orientar sobre as avaliações e resultados dos processos detreinamento e desenvolvimento. Por fim iremos Catalogar e definir as novas tendências no processo de treinamento e desenvolvimento como as escolas coorporativas e ensino a distância.


2 – Objetivos

a) Transmitir informações sobre processo de treinamento e desenvolvimento;
b) Catalogar e definir as novas tendências;
c) Orientar sobre as avaliações e resultados.


3 – Tipologia daPrática

Pratica Simulada


4 – Conceitos

Treinamento: Treinamento é a educação, institucionalizada ou não, que visa adaptar a pessoa para o exercício de determinada função ou para execução de tarefa especifica, em determinada empresa.
Para Chiavenato (1985, p.288) Treinamento é o processo educacional, aplicado de maneira sistêmica, através do qual as pessoas aprendemconhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos.

Desenvolvimento: Desenvolvimento representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes bem como aquisição de novas habilidades e conhecimentos. Tem como meta maximizar o desempenho profissional e motivacional do serhumano, melhorando os resultados e conseqüentemente gerando um bom clima organizacional.
O treinamento é um dos recursos do Desenvolvimento de Pessoa. Visa o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento da produtividade e das relações interpessoais. Para isso, prepara o potencial humano frente às inovações tecnológicas e as constantes mudanças no mercado de trabalho.



5 – ETAPAS NOPROCESSO DE TREINAMENTO

Segundo Chiavenato (1999, p 297) o Treinamento é um processo cíclico e continuo composto de quatro etapas:


1. Diagnóstico: é o levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas. Essas necessidades podem ser passadas, presentes ou futuras.
2. Desenho: é a elaboração do programa de treinamento para atender ás necessidades diagnosticadas.3. Implementação: é a aplicação e condução do programa de treinamento.
4. Avaliação: é a verificação dos resultados do treinamento.



Figura 1.1
As Quatro
Etapas Do
Processo De
Treinamento[pic]





1. Diagnostico: A primeira etapa do treinamento é o levantamento das necessidades de treinamento, essas necessidades nem sempre são muitos claras e precisam serdiagnosticadas a partir de certos levantamentos e pesquisas internas capazes de localizá-las e descobri-las. Necessidades para suprir as carências de preparo profissional das pessoas, ou seja, a diferença entre o que uma pessoa deveria saber e fazer e aquilo que ela realmente sabe e faz. Na medida em que o treinamento focaliza essas necessidades e carências e as elimina, ele se torna benéfico para osfuncionários, para a organização e sobretudo para o cliente. Caso contrario, representara um desperdício ou simples perda de tempo.


2. Desenho: Trata-se de planejar como as necessidades diagnosticadas deverão ser atendidas, utilizando os recursos didáticos mais adequados. Para se ter uma boa programação de treinamento é necessário:
A) abordar uma necessidade especifica de cada...
tracking img