Trauma raquimedular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPLICAÇÕES EM PACIENTES ACOMETIDOS POR TRAUMA
RAQUIMEDULAR

1. INTRODUÇÃO

Por definição trauma ou traumatismo é toda e qualquer lesão de extensão, intensidade e gravidade variáveis, que pode ser produzida por agentes diversos de forma intencional ou acidental. O trauma Raquimedular (TRM) é uma lesão à medula espinhal que pode ocasionar danos neurológicos, tais comoalterações da função motora, sensitiva e autônoma, ocorrendo predominantemente nos homens em idade produtiva, entre 18 e 35 anos. (FARO, 1996)
Segundo (Smeltzer, 1994) A medula pode ser lesada por corpos estranhos ou por processos relacionados a uma vascularização deficiente, levando à isquemia, hipóxia, edema e causando danos à mielina e aos axônios, sendo que metade dos traumatismos resultamde acidentes com veículos motorizados, quedas, acidentes de trabalho, esportivos (principalmente aquáticos), e outros decorrentes de ferimento por armas de fogo, e freqüentemente as vértebras mais envolvidas são a 5ª e a 7ª cervicais, a 12ª torácica e a 1ª lombar. Tais vértebras são as mais suscetíveis, pois há uma grande faixa de mobilidade nestas áreas da coluna.

(Greve, 1991) Odano à medula espinhal varia de uma concussão transitória, da qual o paciente recupera-se completamente (contusão, laceração e compressão da substância da medula) até uma transecção completa da mesma, tornando o paciente paralisado abaixo do nível da lesão traumática. Sendo assim, a lesão pode ser: completa onde as funções motoras e sensitivas estão ausentes abaixo dos três segmentos caudaisconsecutivos ao nível da lesão, Incompleta sensitiva quando a atividade motora está presente e permanece certa sensibilidade, Incompleta motora não funcional na qual a função motora está ausente ou com o mínimo uso funcional, Incompleta motora funcional quando se tem a função motora preservada e há funcionalidade abaixo do nível da lesão.
Através do exame neurológico é possível muitoprecocemente estabelecer o prognóstico motor e funcional e planificar o programa de reabilitação. Com a evolução do conhecimento médico e com os meios disponibilizados pela tecnologia como raios-X, tomografia computadorizada e ressonância magnética, tem-se observado um aumento significativo da expectativa de vida destes pacientes. O tratamento dos TRM deve ter início no momento do atendimentoinicial, ainda fora do ambiente hospitalar, durante o resgate e transporte dos pacientes, com o objetivo de evitar lesões adicionais ou ampliação das lesões já existentes, sendo realizada a imobilização da coluna cervical e retirada somente após a confirmação da ausência de lesão. (FARIA, 2006)
O TRM envolve uma série de complicações, dentre elas o choque medular, que representa umarepentina perda da atividade reflexa na medula espinhal abaixo do nível do trauma. Nesta condição os músculos enervados pela parte do segmento da medula situada abaixo do nível da lesão ficam completamente paralisados e flácidos, e os reflexos ausentes. A pressão arterial cai e as partes do corpo abaixo do nível da lesão ficam paralisadas e sem sensibilidade. Com os traumatismos cervicais de colunatorácica superior, a enervação para os principais músculos acessórios da respiração é perdida acarretando nos seguintes problemas respiratórios: redução da capacidade vital, retenção de secreções, aumento da pressão parcial de CO2, redução do O2, insuficiência respiratória e edema pulmonar. Os reflexos desencadeantes das funções vesical e intestinais são afetados ocasionando ileoparalítico,priapismo, retenção urinária, alterações digestórias (dilatação gástrica), alterações cardiocirculatórias (hipotensão, bradicardia) e oscilações térmicas (Porto, 2000).
O trauma pode desencadear importantes comprometimentos à locomoção humana, levando assim a complicações decorrentes do repouso prolongado e da imobilidade no leito. Frente ao exposto, é possível afirmar que a pessoa com lesão...
tracking img