Hidrogenação catalica

730 palavras 3 páginas
Hidrogenação é a reação química que ocorre quando uma molécula é obtida pela adição de hidrogênio a uma cadeia carbônica insaturada (aquela que contém dupla ou tripla ligação).
Os principais métodos que utilizam a hidrogenação são:
Método de Sabatier-Senderens
A reação de Sabatier-Senderens, referindo-se aos químicos franceses Paul Sabatier e Jean-Baptiste Senderens, consiste na hidrogenação catalítica com níquel de alcenos ou Alcino para a obtenção de alcanos:
CH2 = CH2 + H2 ---> CH3 - CH3
Obtenção industrial de alcoóis
Sob condições energéticas, pressão de 200 atm, catalisada por um sal de cobre II, obtêm-se industrialmente alcoóis a partir da hidrogenação de ésteres:
R - COO - R' + H2 ---> R - CH2 - OH + R' - OH

A hidrogenação catalítica por transferência foi experimentada para redução da ligação olefínica no polibutadieno líquido hidroxilado, no polibutadieno, nos copolímeros de estireno-butadieno, randômico e em bloco e, no copolímero de acrilonitrila-butadieno, utilizando uma molécula hidroaromática como doador de hidrogênio e catalisador heterogêneo de paládio. A influência do tempo de reação; do tipo e quantidade de doador; da temperatura reacional; da quantidade do catalisador e do suporte catalítico, no grau de hidrogenação, foram estudadas. Características do aceptor, como peso molecular, presença de grupos funcionais e distribuição das unidades monoméricas nos copolímeros também foram avaliadas. Diferentes níveis de hidrogenação no polibutadieno líquido hidroxilado, no polibutadieno e nos copolímeros de estireno-butadieno, randômico e em bloco, foram obtidos quando o doador de hidrogênios foi o limoneno. Quando o cicloexeno foi usado como fonte de hidrogênio, apenas a hidrogenação do polibutadieno líquido hidroxilado foi observada.

Reação de Sabatier-Senderens | Por Júlio César Lima Lira |
A reação de Sabatier-Senderens é outro termo substitutível à hidrogenação catalílica: assim, se baseia na adição de hidrogênio a uma cadeia

Relacionados

  • polimeros
    2269 palavras | 10 páginas
  • Reciclagem de plásticos
    7475 palavras | 30 páginas
  • Processos de Fabricação
    11155 palavras | 45 páginas