Tratamento do lodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. TRATAMENTO DO LODO

O tratamento de lodo consiste em convertê-los para compostos mais simples, por meio de processos de estabilização, o tratamento do lodo se faz muito necessário já que este é formado por massa de fungos, bactérias e protozoários que são os responsáveis pela degradação da matéria orgânica no esgoto. Todos os dias observam-se uma grande quantidade de lodo recirculandoem excesso no sistema de tratamento por não ter descarte, o que reduz a eficiência do processo.

Para alcançar os objetivos de um sistema de tratamento, a adequada destinação do lodo é um fator fundamental, hoje temos várias formas de aplicação de lodo de esgoto tais como, em florestas, na recuperação de áreas degradadas e áreas públicas, gramados e jardins residenciais, também pode seraplicado em áreas agrícolas. Entretanto para a aplicação segura desse resíduo, o lodo de esgoto deve ser tratado e estabilizado para reduzir ou eliminar microrganismos patogênicos e inibir, reduzir ou eliminar o potencial de putrefação do lodo e, conseqüentemente, seu potencial de produção de odores (FERNANDES, 2000 apud LIMA, 2010 p. 48).

2. ETAPAS DO TRATAMENTO
[pic]

2.1. AdensamentoConsiste no aumento da concentração de sólidos contidos no lodo através da remoção parcial da quantidade de água que caracteriza o seu grau de umidade. Seu objetivo é a redução do volume, gerando um menor custo na implantação e operação das unidades de digestão e secagem. As alternativas de adensamento incluem o adensamento por gravidade, por flotação e por centrifugação.

2.1.1. Adensamento porGravidade

Consiste em um adensador por gravidade de fluxo contínuo com partículas flocosas, constituídas de teor de sólidos em suspensão elevado, sedimentando como uma massa única submetida simultaneamente ao processo de sedimentação e adensamento. Este fenômeno é conhecido como sedimentação em massa.

2.1.2 Adensamento por Flotação

É um processo de separação líquido e sólido através de ardifuso, promovido pela injeção de bolhas de gás na massa líquida, que se deseja separar e adensar os sólidos em suspensão, para depois remover com dispositivos apropriados. O uso de flotação aumenta a concentração de sólidos para a faixa de 3-5%.

2.1.3 Adensamento por Centrifugação

Consiste na separação dos sólidos da água por diferença de força centrífuga, para que se obtenha uma água limpa,é necessário conservar no lodo uma porcentagem relativamente elevada de água, obrigando a uma secagem posterior por outro processo. O lodo é colocado e por influencia da força centrífuga os sólidos suspensos se depositam na parede interna e então são empurrados pela rosca onde saem da camada líquida.

2.2 ESTABILIZAÇÃO

Têm por objetivo atenuar duas características indesejáveis desse resíduo:odor e conteúdo de patógenos, cuja importância depende do destino final do lodo. As alternativas de estabilização incluem a digestão anaeróbica, aeróbica, estabilização térmica, química e compostagem.

2.2.1 Digestão Anaeróbia

É um processo biológico onde diversos grupos de organismos anaeróbio e facultativos assimilam e destroem simultaneamente a matéria orgânica. Os objetivos dos processosde digestão do lodo de esgoto são: reduzir seu conteúdo em microrganismos patogênicos e inibir, reduzir ou eliminar o potencial de putrefação do lodo e, conseqüentemente, seu potencial de produção de odores (MALTA, 2001 p. 42).

A digestão é um processo natural que pode ocorrer sem nenhuma intervenção externa, os próprios microrganismos presentes no lodo, ao encontrarem condições propícias àvida, proliferam em grande número e promovem as modificações bioquímicas na matéria orgânica

2.2.2 Digestão Aeróbia

É um processo de oxidação bioquímica dos sólidos biodegradáveis contidos nos esgotos, na presença de oxigênio dissolvido em toda a massa líquida, favorecendo, assim, a atividade das bactérias aeróbias na formação do lodo digerido, do gás carbônico e da água.

Tem como...
tracking img