Transversais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

A constante mutação da sociedade contemporânea traz em seu bojo desafios que impõem a educação uma articulação de propostas salutares que vigorem diretamente no sentido de conter problemas provenientes de varias e complexas ordens da vida humana. Educar pela transversalidade como supõe os temas transversais pode ser um meio que atenda aos reclames de uma vida plena. Isso, porconseqüência da abordagem de temas pertinentes a um trabalho voltado para a complexidade do ser humano, tendo em vista suas dimensões culturais, biológicas, estéticas, sociais, espirituais e etc. Neste EDUCAÇÃO TRANSVERSAL: humanidade para cidadania

sentido, propomos uma mudança dos meios ao identificarmos no paradigma atual da educação uma metodologia tradicionalista em linhas gerais, o que não estariasatisfazendo o que aparenta ser o principal objetivo da educação contemporânea, o de formar cidadãos ativos na sociedade. E está justamente aí a maior intenção da educação transversal, uma formação para o exercício da cidadania.

Palavras chave: Educação. Temas transversais. Currículo. Cidadania. Prática educativa.

Introdução

Idealizar um projeto político-pedagógico que seja fundamentado emdireitos de inclusão e de cidadania no século XXI e que esteja em consonância com os desafios globais é necessário que nos convençamos de que o centro é o ser humano e suas diversas necessidades. Necessidades que vão desde as sociais, biológicas, culturais, espirituais, estéticas, enfim, a amplitude do que é a complexidade humana. Necessidade de promoção histórica da humanidade nos humanos ².Neste sentido que tipo de educação deve ser oferecida? Por quais conteúdos? Sobre qual horizonte? Que pessoas essa educação deve formar? São questões que provocam uma reflexão sobre o que caracteriza a organização educacional atual e quais devam ser as alternativas que atendam aos ideais de uma educação que parta do ser humano para o ser humano na construção de uma cidadania ética e participativa.Um sistema educacional que deva oferecer condições para a formação de sujeitos autônomos, da pré-escola ao nível superior, promovendo uma capacidade de atuação na sociedade efetivamente democrática e uma cidadania proativa em suas ações.
Nesta perspectiva um currículo baseado em questões urgentes para a sociedade coloca em debate a introdução dos temas transversais na educação por uma abordagemtambém transversal que propõem uma mudança de sentido ao se colocar como alternativa para formar sujeitos envoltos aos preceitos à cima.

 Educação Pragmática no cenário atual

A herança cultural sobre a qual se fundamentam os valores difundidos dentro da prática educativa nas escolas, atualmente passa por uma reavaliação de onde decorrem novos paradigmas que indicam novas visões, que por suavez, são responsáveis por propostas de redefinições que condicionem uma transformação nos direcionamentos da educação atual, sobretudo, quando pensamos na estruturação do currículo.

Há uma inadequação cada vez mais ampla, profunda e grave entre os saberes separados, fragmentados, compartimentados entre disciplinas e, por outro lado, realidades e problemas cada vez mais polidisciplinares,transversais, multidimensionais, transnacionais, globais, planetários. [...] A hiperespecialização impede de ver o global (que ela fragmenta em parcelas), bem como o essencial (que ela dilui). [...] o retalhamento das disciplinas (no Ensino) torna impossível apreender ‘o que é tecido junto’, isto é, o complexo, segundo o sentido original do termo (MORIN, 2000 apud COELHO, 2003, § 2).

O modo pelo qualesta organizada à obtenção de saberes dentro do currículo, onde o mesmo se compartimenta em fatias (disciplinas) tem suas raízes históricas no pensamento pedagógico moderno que por sua vez foi precedido do Positivismo de Comte. Descartes, considerado o pai do racionalismo balizou em sua teoria a fragmentação do conhecimento ao propor uma subdivisão entre as ciências para analisar a realidade....
tracking img