Marketing digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Algumas Definições
Nos últimos posts tenho falado muito nos termos B2B e B2C. Gostaria de mostrar a definição de cada uma dessas siglas e de outras parecidas.
Cada uma dessas siglas representa um tipo de business, estratégias de marketing. De qualquer forma não podemos continuar essas definições das siglas sem descrever o que originou essas divisões: o Ecommerce ou comércio eletrônico.Definição de E-commerce

Ecommerce, ou e-commerce, ou electronic commerce, é o conceito de compra e venda de bens e serviços através de redes de computadores, como a Internet, cuja transação é realizada eletronicamente. Ao contrário do que todos possam pensar a atividade de Ecommerce não é apenas através da Web. O Ecommerce, na verdade, começou com transações comerciais antes mesmo da Web aparecer nosanos 90.
Agora que já temos o conceito principal de Ecommerce e um pouco de sua origem, precisamos falar um pouco sobre as suas divisões. Ecommerce pode ser dividido categorias, que representam como e com quem a transação será realizada.
Abaixo definiremos cada uma dessas divisões, são elas:
* B2B – business-to-business
* B2C – business-to-consumer
* B2A/B2G –business-to-administration/Business-to-Government
* B2E – business-to-employee
* A2A/G2G – administration-to-administration / Government-to- Government (ex.: governo para governo)
* A2B – administration-to-business
* A2C – administration-to-consumer
* C2C – consumer-to-consumer
* B2C2 – Business-to-communities

Definição: B2B ou Business to Business

Empresas fazendo negócios comoutras empresas, como por exemplo, fábricas vendendo para distribuidores, ou empresa prestando algum tipo de serviço para outra.
O volume desse tipo de negócio geralmente é muito maior comparado ao B2C e o preço aqui é baseado em quantidade do pedido e geralmente é bastante negociado. B2B é o típico caso de comércio por atacado, e o B2C já podemos considerar como o comércio por varejo.
Definição:B2C ou Business to Consumer

O mais comum de todos, esse tipo de ecommerce envolve de um lado as empresas oferecendo serviços e bens e do outro lado o consumidor em geral, que consumirá diretamente esses produtos e serviços.
Considerando ticket médio de compra ou valor total individual de compra, o tipo de ecommerce B2B fica com todas as vantagens, porém no conceito mais amplo de ecommerce o tipode negócio que rege é o B2C. Procurando um livro específico? Ou planejando uma viagem inteira pela Europa? Ou buscando um CD de uma banda específica de rock dos anos 70? Com a popularização do ecommerce, todas essas questões podem ser respondidas e compradas literalmente em minutos, sem sair de casa e sem a interação humana.
Segundo Kotler (2000, p. 540), todas as atividades de venda de bens ouserviços diretamente aos consumidores finais, são definidas como varejo.
Definição: B2A/B2G ou Business to Administration / Business to Government

Administração nesse conceito é considerado os serviços/empresas públicas. Ou seja, estamos falando de transação entre empresas privadas que se relacionam com empresas públicas. Esse tipo de e-commerce geralmente se faz através de transações queenvolvam licitações, e geralmente (considerando Brasil pelo menos) o volume dessas transações é muito alto.
Com investimento em serviços e comércio públicos pela web, os chamados e-government, esse tipo de transação tende a crescer. Hoje ainda é muito pouco conhecido e pouco explorado.
Definição: B2E ou Business to Employee

Segundo a definição do Wikipedia, B2E é o tipo de ecommerce que asempresas fazem com seus funcionários ou colaboradores. Essas transações geralmente utilizam alguma rede interna (intrabusiness). Tipicamente as empresas usam essa rede para automatizar alguns processos internos da empresa. As aplicações de B2E incluem:
* Gerenciamento online das políticas de RH
* Disseminação da comunicação pela empresa
* Requisição de material online
* Ofertas...
tracking img