Luminotecnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alberto Martins, poeta, artista plástico e ensaísta, exercita-se desde sempre no difícil diálogo entre a impulsão poética, arrebatadora, e a tomada de pulso da matéria, gravitacional: navegação comexpectativa de cais. Estreando aqui como autor de peça teatral, suas personagens são três grandes poetas brasileiros que encenam, num palco a um tempo íntimo e aberto, umaampla interrogação sobre apoesia, a cidade de São Paulo, a vida moderna.
Épocas distintas se verticalizam no presente do nosso século, tornado comum a Álvares de Azevedo (1831-1852), Mário de Andrade (1893-1945) e José PauloPaes (1926-1998). Contemporâneos todos, quebremos também as paredes dos sonhos e reconheçamos as “tarefas inconclusas” que sempre couberam aos poetas, sobretudo os que fazem crer que a mais alta beleza éindício de ainda mais altas necessidades. Sim, a perspectiva do autor é romântica: o lirismo machucado e reflexivo, os jogos do humor e a acidez da paródia são recursos que, em vez de minarem,acentuam a necessidade de ouvir poetas conversandoentre si, unidos não pela morte, mas pela vida nova de um espaço/tempo em que Zé Paulo pode dizer a Álvares: “aqui você é que é novo e eu sou o velho”. Umdesafio para ambos (e também para Mário de Andrade, que ao diálogo entre eles vem juntar a companhia de um pesado e misterioso silêncio) é compreender São Paulo, a quarta personagem, cujos espaços seabremtanto aos dejetos industriais como à mais sofisticada instrumentação tecnológica. Mas a questão de fundo é ponderar a poesia. “Será um exagero dizer que falo emnome de muitos?” — pergunta Zé Pauloao poeta adolescente.
De fato, o que cabe à poesia em tempos de lirismo acuado nas trincheiras? “Trincheiras são muito parecidas com covas”, amarga Álvares de Azevedo, ao que Zé Paulo rebaterá: “Asua tarefa ficou inconclusa”, acrescentando que também a de Mário de Andrade não se concluiu. Esta peça quer alargar tal questão, não para “concluir a tarefa”, obviamente, mas para avivá-la dentro de...
tracking img