Transtornos alimentares

Páginas: 8 (1773 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
Processo Psicológicos Básicos I
Curso de Psicologia - CCS
Universidade de Fortaleza
Maio de 2014

A motivação em pessoas com transtornos alimentares.
Autores: ( Cibele Ribeiro, Lucas Abdala, Natasha Fontenelle, Ihanna Sampaio,Icaro Rudá)
Profa. Orientadora: Catarina Nivea Bezerra

Resumo
O presente artigo trata do processo de motivação empessoas com transtornos alimentares. O objetivo do referido trabalho foi adentrar um pouco mais na história dos transtornos alimentares e identificar a importância do aspecto psicológico: motivação, em pessoas que sofrem com algum dos tais transtornos. O trabalho foi desenvolvido através de livros e artigos que tratam sobre transtornos alimentares e motivação. A pesquisa teve abordagem qualitativa,de caráter exploratório e individual semiaberta. A pesquisa mostrou que o acompanhamento psicológico se faz muito necessário para trazer de volta a motivação perdida por essas pessoas

Introdução
Os transtornos alimentares dizem respeito a qualquer alteração relacionada à alimentação de alguém. Tal alteração pode ser devido a fatores metabólicos ou psicológicos. A faixa etária maisatingida é a adolescência, tanto devido às adaptações sofridas no corpo quanto a fatores sociais e emocionais envolvendo a convivência na família, na escola mesmas doenças, no trabalho, etc. Porém, adultos e crianças também podem ser atingidos.
Para Stice (2002), existem evidências que dão suporte de que a mídia promove distúrbios da imagem corporal e alimentar. Análises têm estabelecidoque modelos, atrizes e outros ícones femininos vêm se tornando mais magras ao longo das décadas. Indivíduos com transtornos alimentares sentem-se pressionados em demasia pela mídia para serem magros e reportam terem aprendido técnicas não-saudáveis de controle de peso (indução de vômitos, exercícios físicos rigorosos, dietas drásticas) através desse veículo.Essa valorização do corpo nos últimos anostem motivado muitas pessoas a verdadeiros sacrifícios para atingir o padrão de corpo colocado pela mídia.




Hoje, podemos ver cada vez mais nascerem novos transtornos como por exemplo, alcoorexia, vigorexia e etc. Nesse artigo trataremos dos transtornos mais comuns e mais conhecidos, a anorexia, a bulimia e a obesidade.
A anorexia é caracterizada pelogrande medo de ganhar peso. Já bulimia é caracterizada pela grande ingestão de alimentos seguida métodos não saudáveis para a eliminação da comida.
A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso no indivíduo. Este, alimentando-se excessivamente, adquire um peso muito acima do que é previsto para a sua altura e idade, e a partir daí, outras complicações se desenvolvem na sua saúde física emental como, por exemplo: altas taxas de colesterol.
As pessoas que sofrem com os transtornos alimentares têm os componentes de sua motivação afetados. Há teorias que enfatizam os fatores internos, como por exemplo, alguma lesão ou doença no hipotálamo (componente responsável por estimular a ingestão de comida). E outras teorias que enfatizam os fatores externos, como por exemplo, acultura.


Metodologia
A pesquisa realizada neste trabalho pode ser classificada como qualitativa. Isto porque deve a pesquisa em mãos que os dados da pesquisa obtidos são analisados indutivamente e a interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são
básicas no processo de pesquisa qualitativa
Quanto à metodologia o trabalho em mãos faz a opção pelo método indutivo, que parte deverdades menores, pontuais, para generalizações.;
Enquanto procedimento, este trabalho realizar-se-á por meio de observação indireta, porque a foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa utilizar-se-á de  formar um plano de trabalho que tenha uma proposta de abordagem realista do tema, frisando: conceitos, palavras-chave, idéias principais, o problema da pesquisa, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transtornos alimentares
  • transtorno alimentar
  • Transtornos alimentares
  • transtornos alimentares
  • Transtorno Alimentar
  • Transtorno Alimentar
  • Transtornos alimentares
  • Transtornos Alimentares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!